2 de março de 2009

Je T'aime


Há talvez quem não saiba quem era Serge Gainsbourg, mas no entanto toda a gente conhece esta musica, ou ouviu falar dela "Je t'aime, moi non plus" a única, creio eu, em que ele cantou com Jane Birkini e que foi proibida em alguns países.
Convém lembrar que esta canção é de 1968, ano de muitas reviravoltas em Paris e não só.
Compositor de uma grande parte da musica francesa, Serge Gainsbourg era um excelente musico.
Compôs e escreveu para muitos cantores franceses.
Faz hoje 18 anos que ele faleceu, porque o seu coração já não aguentava mais uma vida tão cheia de excessos , pois era um viciado irrecuperável de cigarros, de álcool e de mulheres.


JE T'AIME MOI NON PLUS



24 comentários:

Teté disse...

Sempre gostei imenso desta música sensualíssima, confundida com sexualíssima... :)))

Mas cá foi proibida na época, se bem me lembro!

Gosto de vícios (o de mulheres não!), cada um faz as suas opções conforme a vida que pretende levar... a saudável, não faz muito o meu género!

Beijocas, nina!

Conversa Inútil de Roderick disse...

É o espoente da sensualidade na músicalidade

Vício disse...

um ano indicado para fazer uma musica dessas!

Parisiense disse...

Tété,
Eu também sempre gostei muito desta musica, acho que tem essa mistura da sensualidade com sexualidade.
Quanto a Gainsbourg sempre foi irreverente e é verdade que vicios não lhe faltavam.......creio de faleceu com setenta e tal anos.....mas viveu a vida dele conforme sempre quiz com toda a liberdade e vontade....

E se assim não fôr de que serve cá andar?????? Tambem não gosto de coisas muito certinhas, sempre bem previstas......gosto de desafios, mas vicios desses nocivos á saúde, não tenho....apesar de já ter sido fumadora e maço e meio por dia.....mas já á uns anitos que me deixei.....o que não significa que não fume um cigarrito de vez em quando mesmo pelo prazer que me dá fumar um cigarro, ou beber um copo...

Beijokitas

Parisiense disse...

Roderick,
Isso mesmo...

Beijokitas

Parisiense disse...

Vicio,
Sem duvidas só não foi em Maio de 68 que a musica saiu.....mas foi nesse ano sim, um ano cheio de turbulência e em que muito lutaram pela n/liberdade ( que agora estão a tirar, mas isso é outro assunto.....).

Beijokitas

Pascoalita disse...

Pois por mais incrível que pareça, não conhecia esta nem mesmo a polémica à sua volta.

Lembro-me de uma "Je T'aime" mas não sei quem canta.

Rafeiro Perfumado disse...

Canta bem, sem dúvida. E tem orelhas, a avaliar pela fotografia! :D

Beijocas!

Rei da Lã disse...

"cigarros, de álcool e de mulheres"...

ora aqui está um belo projecto de vida!

Parisiense disse...

Pascoalita,
Esta musica é mesmo muito conhecida.....sei que na altura tinha sido proíbida mas foi muito ouvida em Portugal depois do 25 Abril......

Parisiense disse...

Rafeirito,
Ele não canta ele apenas diz o poema......e sim tem uma orlhas para a boa audição.......era sem duvida um génio na composição de musicas e letras......
Já te refizeste das festas com a " Nicole"????????

Beijokitas

Parisiense disse...

Rei da Lã,
Sem duvida que há projectos melhores.....mas cada um escolhe o seu .....se puder, né??????

Beijokitas

Teresa Durães disse...

em 1968 nem projecto era... mas conheço a música

Parisiense disse...

Teresa Durães,
Mas pelo menos colhestes os frutos de toda essa revolução estudantil....ahahahhaah
Beijokitas

Unknown disse...

ooooooooohhhhh, eu gosto tanto desta música .....

Beijo grande, miga!

P.S. Ouvir essa música hj, nem imaginas o k me está a fazer...

Laura disse...

Bem, sei que tema canta, e a musica etc etc, o manel aqui ao lado a trabalhar, mas fiz de conta e pus som, nem s emecheu, nem disse nada, nem nada de nada e eu a rir para dentro. Por enquanto ainda não a acho sensual, sexual, pois não consigo ouvir sem serem sons e mais sons...mas depois verei. Beijinhos..e coitado dele..este rafeirito embirra com tudo menos com a cauda dele...e a nicole? ahhh, deve ter ido trabalhar todo partido...pudera!...
Beijinhos.

Kim disse...

O que tu me foste lembra! Amei muito ao som desta canção. Nessa altura (1969) eu vivia em Paris.
Vivia sózinho (sem família) com o mundo a meus pés e as mulheres nos meus olhos.
Depois... comme j'ai toujours envie d'aimer!
Nunca percebi as mulheres e Serge Gainsbourg também não, mas alimentava-se delas.
Fica o grande compositor que foi!

Montana disse...

Grandes recordações.
Vivi muitas coisas ao som desta música. Cá apesar de proibida conseguia-se comprar o "single".
Como? Não sei mas eu fui uma das felizes donas desse disco.
Beijinhos.

Safira disse...

Nunca apreciei o estilo do Serge, acho-o um bocadinho desleixado. Da melodia gosto, mas o poema é...hum... inexistente ;) Mas mesmo sem palavras muito interessantes, acaba por passar a mensagem da coisa.
;)
Beijocas

Parisiense disse...

Zabour,
Uma melodia que basta fechar os olhos e viver, recordar......
Creio que esta musica fez e ainda faz sonhar muita gente......e nada como lindos sonhos.

Beijokitas linda

Parisiense disse...

Laura,
Um dia tambem tu vais gostar desta melodia, destes sons, desta troca de palavras com outros sentidos....

Beijokitas

Parisiense disse...

Kim,
Até eu sonhei com esta musica......anos mais tarde pois nessa altura era ainda criança....
Mas há muitos jovens que ainda hoje ouvem e gostam desta musica......o seu duplo sentido não deixa ninguem indeferentee nessa altura ela foi mesmo muito ousada, provocante......tudo o que era preciso para o momento que se vivia.
Tu tiveste muita sorte de ter vivido esses momentos.

Bisous mon cherie.

Parisiense disse...

Montana,
Muita gente sonhou e viveu grandes amores ao som desta musica que a muitos fez sonhar e dar asas nesse momento.....

Tu foste uma priviligiada....ahahaha

Beijokitas

Parisiense disse...

Safira,
Ninguém apreciava o estilo de vida de Gainsbourg, mas a maioria dos génios nunca foram apreciados pelo seu estilo de vida, para por aquilo que construiam, que criavam......e na composição de musicas e de letras ele era um Ás.
A maioria das musicas francesas eram compostas e escritas por ele para muitos e grandes cantores franceses, pois ele detestava cantar....
Como homem claro que não era um bom exemplo para ninguem.....

Beijokitas