19 de março de 2009

Mais uma vez....


Ao ler as noticias hoje nos jornais franceses vi esta imagem que me fazem lembrar anos muito especiais em que eu mesma andava no meio desta fula todos os dias.
Claro que hoje era dia de greve em França e eles lá não brincam aos grevistas, e as coisas complicam nos transportes , quando os há....!!!!!!!!
Era o ano de 1988 e houve uma greve em França que durou cerca de 3 meses nos transportes.
Pois meus lindos eu ia trabalhar para o centro de Paris em camiões do exercito que foram postos á disposição dos utentes, junto das estações de metro e Rer ( comboios dos arredores de Paris), medida posta pelo governo na altura para fazer ceder os grevistas.
Estávamos em pleno inverno, pleno mês de Dezembro e um frio de rachar, mas a unanimidade nos trabalhadores dos transportes era, como a maioria das vezes em França, muito forte mesmo, e o governo acabou por ceder e creio eu (se a m/memória não me falha, alzhemeir á vista...ahahahah) os transportes começaram a trabalhar vésperas de natal por volta do 18 ou 20 de Dezembro.
Por isso, Sr.Sarkozy, tenha cuidado porque com o povo francês não se brinca.
Greve é greve.

17 comentários:

Teté disse...

No meio desta fila todos os dias, ou andavas também fula do meio da gente? ;)

Cá se os grevistas se organizam a não cedem facilmente, já o "coitado" do Sócrates começa a gritar que é uma cabala contra ele! Um verdadeiro Calimero... :(

Que haja algum povo que reivindique realmente os seus direitos!!!

Beijocas, nina!

Capitão Merda disse...

Pena que a mulher dele não faça uma greve que eu cá sei...

:D

Kim disse...

Eu estive lá nessa altura e sei bem o que queres dizer.
Não fosse uma amiguinha e eu ainda estaria na fila do RER.
Às vezes - faz-me falta esta "foule".
Tive uma fase em que ia a Paris todas as segundas feiras. Ia de manhã e vinha à noite. Se calhar por lá tropecei em ti, quem sabe!
Um beijinho, sem greve de "bisous" e de "blonde".

Dentro da Bota disse...

Aqui na Italia... a crise esta grande... Espero que o movimento dos trabalhadores com esta manifestaçao consiga algo...

Gi

Unknown disse...

Eu ouvi na rádio bem cedo k ia haver mais de 200 greves manifestações espalhadas por todo o país, irra...

Bjokas

Colibri disse...

Cara amiga,

Tens razão.

Com greves em França é preciso ter cuidado e ainda por cima, há que tirar lições de episódios recentes.

Beijinhos
Colibri
--
Vem descobrir os Testemunhos de Glória…

Pascoalita disse...

Menina,

tiraste-me as palavras da boca, quer dizer do teclado eheheh

Não fosse a minha falta de tempo e ontem teria pegado exactamente nessa notícia.

Quem me dera que o nosso país tivesse metade dessa determinação! Até comentei com a nina africana que numa manifestação assim, a nível nacional e pelos motivos certos, eu não faltaria.

Mas infelizmente, estamos a anos luz duma atitude assim. Por cá luta-se em grupos, cada um pelos seus próprios objectivos e é por isso que nunca chegaremos a lado nenhum.

Tem um bom fim de semana

jinhos

Parisiense disse...

Tété,
Pois eu andava no meio desse mar de gente......metro em Paris em hora de ponta é assim....haahhahaha

Gostei dessa do calimero......na verdade ele parece aqueles chorões que chora por tudo e por nada......

Beijokitas

Parisiense disse...

Capitão,
è melhor, não....porque senão o homem zangasse e quem paga é o povo....ahahahahah

Beijokitas

Parisiense disse...

Kim,
Eu também cheguei a ir para Paris com outras que trabalhavam ali na mesma zona que eu junto ao Palais Royal/Louvre de carro mas o que faziamos em 15 minutos demoravamos 2h nos dias de greve. Só para entrar na A4 em Nogent era um inferno.....por isso resolvemos ir de camião o que era par nós uma borga, não fosse o frio....ahahahah

E olha que se fôr isso ainda nos cruzamos por lá algures em Paris....hihihihi

Eu para matar saudades dessa " foule" vou lá todos os anos, ou pelo menos faço os possiveis para ir.

Bisous mon anje.

Parisiense disse...

Dentro da Bota,
Pois é para conseguir algo que as pessoas manifestam.....e isso é o que eu chamo de democracia.
Nem sempre se consegue.....mas nada como mostrar o n/desagrado.
Beijokitas

Parisiense disse...

Zabour,
Como eu digo greve é greve naquele país.....não ficam uns a espera que os outros façam.....talvez por isso é o país que é porque o povo manifesta de verdade o seu descontentamento.....não fica a dizer em casa o que deve dizer na rua em alto e bom som.

Beijokitas

Parisiense disse...

Colibri,
Não tenho tido muito tempo....o trabalho é muito e tenho cá tido amigos de França ....ainda este fim de semana vem mais......mas vou tentar lá ir ver o teu cantinho.
Beijokitas

Parisiense disse...

Pascoalita,
Greves como as que se fazem em França eu nunca vi. E olha que elas são feitas quase espontaneamente.....basta marcar um dia.....as pessoas manifestam-se e não precisam de sindicatos para nada. Se a mostarda lhes sobe ao nariz e as coisas não mudam eles vem para a rua, quer sejam trabalhadores, reformados, donas de casa tudo saí.

Aqui não ficasse á espera que o vizinho ou o colega do lado faça, mas depois reclamamos de tudo, no café, no local de trabalho, mas lutar mesmo, não.
O povo está habituado a que ´tudo lhes caía do céu......até um dia.....

Beijokitas

Rafeiro Perfumado disse...

E aí o Sarkozy também manda fazer listas dos grevistas, filmá-los, o normal, portanto, num estado democrático?

Beijocas!

Conversa Inútil de Roderick disse...

Brincar... só com o povo português!

_+*Ælitis*+_ disse...

Uma coisa bonita: todo o mundo no meu trabalho foi trabalhar :)

Beijo meu ♥,

A Elite