25 de fevereiro de 2009

Acabou a festa


Já que o Carnaval passou, e eu para vos ser franca não é festa que aprecie vamos lá a trabalhar que hoje já é quarta e quase final de mês.


Aliás até acho um pouco ridículo nós andarmos a fazer de Portugal , Brasil. Sim porque querer fazer desfilar escolas de samba em Portugal, parece-me ridículo. Cada coisa no seu lugar. Já agora ainda nenhuma vila ou cidade se lembrou de fazer um Carnaval á moda de Veneza?????




È que esse, sim, acho que teria mais a ver com esta velha Europa........onde estamos, acho eu!!!!!


Mas acho que o Carnaval de Torres Vedras é na verdade o verdadeiro Carnaval português.





Mas como sou africana disfarcei-me de xingange.......ora digam lá que não estou tal e qual??????

23 comentários:

Teté disse...

Olhei para o xingange e exclamei de seguida: "É ela!!!" :)))

Mas que ideia é essa de termos trazido do Brasil o Carnaval? Foram os portugueses que o levaram para lá... no início do século XIX, ou coisa!

As cópias lá da capital mundial do Carnaval, já são outra conversa! :D

Beijoquitas, nina!

Capitão Merda disse...

O verdadeiro Carnaval português é em S. Bento e arredores!

Vício disse...

se eu soubesse o que é xingange talvez te desse a minha opinião!

quem é que te disse que o samba é brasileiro?

Rafeiro Perfumado disse...

Xinquê?!? Tu foste é ver o Magalhães censurado, confessa! Beijoca!

Inês Brito disse...

Não acho grande piada a tal festa.

Bj,
(i)

Parisiense disse...

Tété,
È tal e qual, não achas...sou mesmo parecida com o xingange.....hihihihih

Pois nós tambem levamos para lá o portugues e agora temos o (des)acordo ortografico, porque como eles resolveram simplificar o portugues nós tambem o vamos fazer.......
Qualquer dia vamos passar a ser uma colónia do brasil......e não que eles queiram , nós é que gostamos tanto de os copiar que já pouco falta.

Beijokitas linda e bom resto de semana.

Parisiense disse...

Capitão,
Ora viste como acertaste.......isso mesmo esse sim faz-nos rir(mesmo que seja um riso amarelo)....hihihih

Parisiense disse...

Vicio,
Eu não disse nada....repara que a palavra "samba" nem seuqer está no meu texto...hihihih

Quanto ao xingange é um feiticeiro, um bruxo, aquele que faz danças
para afastar os males....
Vi muitos na minha terra, e justamente eles pintam-se para assustar os demónios e estes não os reconhecerem.....ahahhahah
Ao menos aprendes alguma coisita comigo....hihihih
Beijokitas

Parisiense disse...

Rafeirito,
Xingangue é um feiticeiro, aquele que faz danças para afugentar os demónios .....será que isso tem a ver com o Magalhães??????ahahahahah

Beijokitas

Parisiense disse...

Inês,
Pelo que vejo á muita gente que não acha piada ao carnaval, mas os desfiles são cada vez maiores e custam mais dinheiro......e ainda há muita gente que até paga para ir ver......enfim é a crise....hihihihih

Beijokitas

tulipa disse...

Amiga, vim finalmente espreitar o teu cantinho.
Uma ausência forçada pelo meu novo estado de funcionária que regressa ao activo e acabaram-se os dias e dias à boa vida...não era bem assim, mas tinha todo o tempo do Mundo.

Custa-me a perceber como é que muitas pessoas «vibram» com os melhores filmes, os melhores actores, as melhores actrizes, etc, quando geralmente nem sabem quem eles são, se lhes perguntarem em que filmes participaram ficarão engasgados...
Quem se interessa por cinema, além de assistir aos filmes, lê muito também sobre as histórias e os actores que estão envolvidos no filme.
Sou cinéfila assumida, adoro filmes!

Beijinhos e votos de boa semana.

Laura disse...

Não gosto de carnaval e agora muito menos que andamos mal mas todos querem festança... e acho burrice o portugal de agora, querer imitar os brasileirismos, cada terra com seu uso...mas só pensam em dinehiro e...nem temos o clima apropriado para andarem despidas, mas nem o frio as afugenta... enfim..se deixassem de ir pagar e ver, acabava-se tudo, mas assim, alimentam a festa e para o ano haverá mais..beijinhos.

Marisa disse...

Eu não me disfarcei de nada e detesto o carnaval.
Beijo.
Bzzzsegredo.

Saltos Altos Vermelhos disse...

realmente vale o que vale! para MIM VALE PELAS FOLGAS! ahahahaha

Gata Verde disse...

Linda!!
;)

Também gostaria de saber o porquê!!
Adiando essa viagem, estás a adiar a tua ida ao paraíso!!
Se quiseres boas dicas fala connosco!

beijos

Kim disse...

Reconheci-te logo. É a minha loira!
Tens razão miúda. O Carnaval, mais nosso, deve ser o de Torres (cabeçudos).
O de Veneza é bem giro.É um espanto!
Já imaginaste nós dois na Praça de S.Marcos, eu mascarado de Casanova e tu de Madame Bovary? (e o Manel a correr atrás de nós)
O que um Carnaval despe, outro o veste!
Beijinhos ma blonde

Pandora disse...

Estás um espectáculo...bem disfarçada,eu não te reconheceria!
:-)

africana disse...

Pois eu reconheci-te de imediato pelo nariz!

Kandimba disse...

Parisiense,

O xingange or inganga ou mesmo Nganga NAO e' nem um bruxo nem um feiticeiro mas sim um "CURANDEIRO".

E' importante ter-mos cuidado com as palavras que foram introduzidas pelos portugueses na cultura Africana. Muitas delas servem para nos humiliar e desconectar-nos da nossa cultura.

Aristoteles

Kandimba disse...

vício,

Se o Samba nao e' brasileiro e' de aonde?

Aristoteles

santos disse...

olá. vim atrasado ao post....bolas! que post execelente! Sou de Calulo e na minha banda lolol o xingange era o tipo das circunsições! :-S bem eu não podia sair muito de casa nessas noites.... Lá na roça do meu pai havia uma festividade de tempos a tempos. Entre a batucada e os gritos dos xinganges e do povo, ouviam-se os chicotes a estalarem no ar. Aqueles que assistiam à cerimonia metiam pintos e galinhas no chão que os xinganges iam apanhando e metendo-os nos seus sacos! Deve ser dai que apareceu a expressão: homem do saco! ihihih porque bem me lembro de ouvir que chamavam o homem do saco se não me comportasse! lol
Os gritos deles ouviam-se a quilómetros e o povo entrava em transe com a batucada a dança e as chicotadas no ar para espantar os maus espíritos. O xingange usa uma máscara normalmente feita em madeira e por cima das vestes comuns dos homens que incorporam o xingange "vestia" um fato feito de capim! Nos membros superiores e inferiores pintavam-se com cores muito africanas! A disposição das tintas faziam lembrar a pele dos animais. Segundo o meu falecido pai o xingange nem é da zona do Libolo. eram os trabalhadores do café e palmar que vinham de terras mais a sul.
Felicidades!
santos

Carla Castro Maia disse...

Olá!
Afinal qual a diferença de um xingange e um quimbanda/kimbanda(?)
A minha mãe que morou perto de tribos nos anos 40, bem no meio do mato, nos anos 40, ali na região de Benguela/Lobito fala que o quimbanda era um curandeiro/feiticeiro, figura muito respeitada e temida pelas tribos por sua sabedoria, por falar com os espíritos, por entender tudo da flora, fazendo remédios, mas também fazia feitiçarias, para o bem e para o mal, com rituais estranhos envolvendo morte de animais para usar o sangue. Para tudo ele era consultado na aldeia nativa, e contratado para fazer feitiços. Minha mãe conta que na época, nos anos 40, portanto, alguns sacrificavam tb crianças. Estas crianças podiam ser raptadas de aldeias rivais, ou mesmo ofertadas por uma mãe da própria aldeia. Eles eram muito perseguidos pela polícia que tinha conhecimento desses rituais bizarros, e muitos fugiam, escondendo-se na floresta cerrada pois sabiam que ninguém se atreveria a procurá-los. Estas figuras eram mt respeitadas até pelos chefes das tribos e ninguém pensava nem em dedurá-los quando a polícia perguntava, exatamente pq o povo se pelava de medo do figura que ameaçava lançar maldições, que os nativos achavam que atingiria todas as gerações futuras. Enfim, falando isto pq minha mãe conta também que o xingange era um tipo de bicho papão, que se mascarava, que a máscara era muito feia e assustadora, mas não sabe do que era feita, além disso ele colocava por cima da máscara uma cabeça de um animal, que podia ser um leão, ou onça, junto com a pele curtida e por baixo uma saia de sisal, usava ainda chocalhos nos tornozelos e pulsos fazendo bastante barulho. Ele corria atrás das crianças, ao som de tambores, imitando um zumbi. Para algumas crianças aquilo era uma brincadeira, para outras era assustador. Eu vejo como uma figura folclórica, entretanto só achei referência ao xingange num outro blog, acho que de um moçambicano, que fala como se esta figura fosse realmente um feiticeiro. Claro que é a visão de uma criança, já que ela tinha 6 anos qdo saiu daquele lugar, indo então morar em Benguela. De qualquer forma eu gostaria de entender essa diferença, porque minha mãe tem muita coisa escrita sobre Angola, mas algumas recordações se embaralham na cabeça dela e a gente fica sem entender direito o quê que era o quê, e acho estranho haver pouca informação sobre o assunto.
Em blogs brasileiros, a figura do quimbanda está associada ao Umbanda que embora tenha algum sentido, pelo significado de ambas as palavras, já se mistura a religião, e acho que aí já desconstrói a história.
Bom, então o que quero é realmente saber o que é um e outro, xingange e quimbanda/kimbanda. Se alguém puder indicar uma fonte confiável, ou tiver como perguntar a pessoas mais velhas, eu agradeço.

ATT: Em alguns sites vi que existe diferença entre quimbanda e Kimbanda, e em outros falam que é a mesma coisa. Outra duvida. Muitas... Desde já agradeço.

Carla Castro Maia disse...

E de novo eu...

Outra questão, alguém pode me informar também se xingange e muquixe é a mesma coisa?