20 de outubro de 2010

Iluminai-me....


Eu preciso que vocês, amigos habituais do meu cantinho, por favor iluminem-me:

Será que eu sou assim tão anormal por não gostar de praxes, sejam elas onde for, no nome de uma "dita" tradição??????

13 comentários:

Laura disse...

Não gosto de praxes, abomino, detesto, um horror e é mais uma coisa que devia ser abolida de todo..mais valia fazerem farras na rua e dançar, cantar,sei lá tudo menos isso.

E aqui andam por todo o lado, apetece-me mandar vir com eles, raios... não és só tu é a maioria que não gosta...

beijinho da laura

Kim disse...

Olá amiguinha
Eu que até sou bastante brincalhão, francamente detesto as praxes. É que as mesmas não se enquadram no verdadeiro espírito da praxe, que era simplesmente pregar uma partida a um caloiro. Desde há muito que as ditas passaram a ser completos desaforos de aberrações. E muitas vezes com resultados muito negativos e marcantes para a vida.
Estou contigo. Punam lá essa mediocridade.
Beijinho ma blonde

Osvaldo disse...

Olá "menina";

Aqui são simplesmente proibidas.
Aliás nem entram na cultura dos universitários helvéticos que dizem que as praxes demonstram a baixa cultura educacional dos jovens que a praticam porque há muitos que são obrigados a participar mas no fundo a detestam.
Abaixo as praxes por vezes desumanas.
Bjs e abraços para o Vitor.
Osvaldo

Parisiense disse...

Laura,
Pois ontem fiz um comentário em que dizia que era anti-praxe e nem imaginas o que me insultaram.....como por exemplo " Mais uma que não sabe do que fala"....."ignorante"....e eu fiquei palerma.
O que eu vejo nas ruas é degradante, estupido e sem qualquer tipo de brincadeira a não ser insultos de todas as maneiras.
Se isso é que é praxe, eu sou mesmo anti-praxe.
Além de os caloiros andarem nesta vida durante semanas, muitas vezes sem ir ás aulas porque andam toda a noite.
E tive 2 exemplos muito proximos de praxes que classifico de completa estupidez humana.

Uma foi uma sobrinha que andou a tirar engenharia florestal e obrigavam-na ( assim como os outros) a dormir com os porcos e a apanhar bosta de vaca com as mãos e a esfregarem-na no corpo.
Claro que ela "assinou" (imaginem ao ridiculo a que isto chega) que não queria ser praxada e por isso não pode praxar os novos( que é para o lado onde ela dorme melhor).

A outra foi ao meu filhote mais velho em que o obrigaram a beber bebidas alcoolicas ( ele que nunca bebia como desportista federado que era e além disso andava a tomar medicamentos e por isso não podia beber) mas eles abriam-lhe a boca e despejavam a bebida.....até que o moço foi á casa de banho ligou ao tia que é medico e o tio veio buscá-lo ao dito restaurante onde eles estavam e ameaçou processar a faculdade e os ditos DR que estavamn lá com ele.
Pediu-lhes a identificação e tudo e até ameaçou chamar a PSP para os identificar.
Conclusão acabaram as praxes nesse ano.

Se é isto que eles acham que dignifica os universitários e as universaidades, então eu continuo a ser anti-praxe.

Já me estiquei.....ahahh
Beijokitas

Parisiense disse...

Kim,.
Pois tu sabes bem como eu também gosto de brincar e pregar partidas, mas no bom sentido.
As praxes que se fazem na sua maioria viraram ao ridiculo e ao desrespeito pelo ser humano e por eles próprios.

Beijokitas

Parisiense disse...

Osvaldo,
Eu sei que nós devemos ser o unico país na europa a fazer esta vergonha,.....vivi muitos anos em França e nunca vi tal.
Há um dia de recepção ao caloiro ( um dia) e aí é para mostrar a universidade e então pregam algumas partidas aos mesmos.....mas nada do ridiculo que fazem aqui e durante semanas.
Por isso sou anti-praxe, sim.

Beijokitas

Vício disse...

se mantivessem tradições com limites... ficava do teu lado

Teté disse...

Dizem que a tourada é uma tradição e simplesmente odeio touradas! Nem me parece que essa de ser tradição seja coisa que deva vingar só por isso, uma vez que os antigos romanos também tinham a tradição de enfiar os cristãos no Coliseu para serem devorados pelas feras. Olha se tivessem mantido essa tradição, né?

Em relação às praxes, já são proibidas dentro de algumas faculdades, porque era uma desculpa para os alunos passarem o dia inteiro bêbados e a fazer toda uma série de disparates. Por princípio nem tenho nada contra, mas no final os exageros têm sido mais que muitos e as brincadeiras perdem a graça que podiam ter, se mantidas nos limites. Conheço um caso de uma jovem que ficou em coma alcoólica, devido a uma ronda pelas tascas, onde em cada uma tinha de parar e beber uma bebida...

Enfim, se são jovens e não pensam, alguém que pense por eles e acabe com essa "tradição"!

Beijokitas!

Je Vois La Vie en Vert disse...

Ma Petite Parisienne (qui n'est pas si petite que cela...),

Estou cá com a minha vela para iluminar-te : como se vê e como sabes, sou brincalhona mas há limites ! Tens toda a razão, estas praxes são ridículas, insensatas, degradantes e feitas de maldade. Não posso concordar com elas ! O meu filho esteve durante 8 anos no Colégio Militar, foi praxado (com limite) mas ele sempre se recusou a praxar seja là quem for. Foi o graduado dos pequenitos e foi um verdadeiro pai para eles dando lhes ternura mas exigindo ordem e obediência e tudo como aprendeu em casa, sem violência ou prepotência.
A única "praxe" que gosto de fazer em casa é colar um peixinho de papel no dia do "poisson d'avril" (se não sabem o que é , podem ver AQUI ) ou dizer uma mentirinha...

Beijocas, linda !
Verdinha

Parisiense disse...

Vicio,
Sei que concordas comigo.....praxe é algo do que se faz hoje em dia em nome de tradições que não eram assim.....
Mas ainda há "velhos Duques, Doutores ou lá o que os chamam" que continuam a achar que as praxes estão bem e recomendam-se.
Ouve até um idiota que diz que eu "não sabia do que estava a falar", quando eu disse que era anti-praxe.
Enfim....idiotas há-os por todo o lado...ahahah

Beijokitas

Parisiense disse...

Tété,
Não podia concordar mais contigo.....em nome de uma tal tradição fazem-se as maiores barbaridades......como as da tourada ou da caça.

Beijokitas

Parisiense disse...

Verdinha,
Le poisson D'Avril, é o chamado dia dos enganos aqui e também se fazem essas brincadeiras....
Mas há brincadeiras e brincadeiras.....fazer a recepção a um caloiro não é fazer não importa o quê.
Os meu filhotes foram praxados no futebol em pequenitos e eranm brincadeiras com cabeça tronco e membros.....
Mas enfim idiotas há-os por todo o lado.....e em vez de educarmos os n/filhos, estamos a deseducar em nome de uma idiota tradição( que não é já o que era).

Bisous ma belle

Laura disse...

Caramba, eu já tenho visto mas pouca coisa, flexões até nem aguentarem, mandam-nos meter-se na fonte lá em cima e está um tempo...há muita parvoíce e a culpa é de quem? Como País temos tantas Leis estúpidas, tantas, se começassem a trabalhar naquilo que faz falta, faziam melhor.
Sou contra sim, os meus não se queixaram, depende também dos que comandam...mas abusam pra caraças..

Um beijinho, laura