2 de junho de 2009

Quem tem uma surpresa assim????


Hoje cheguei a casa e encontrei na minha cozinha estas verduras frescas e uma dúzia de ovos caseirinhos.



Ora bem já vem sendo hábito eu encontrar na minha cozinha uma vez por semana uma alface, uma couve,uns ovos.... mas hoje tinha o bouquet completo.


Só que agora fiquei com um pequeno problema.....e se um de voces me puder ajudar......agradecia!!!!!

Numa taça havia favas, algumas ainda por debulhar e outras já debulhadas.

E em outra taça umas vagens de ervilhas frescas.

Ora agora vem a pergunta:

Como faço eu estas favas e estas vagens de ervilha para que eu consiga comer ??????

É que por muito bom aspecto e colorido que tenham eu não gosto nem de uma coisa nem de outra , mas gostaria de as cozinhar para ver se cá em casa alguém come.

Pois é meus lindos como eu não gosto, não compro......vai daí nunca fiz, e nem sei como se cozinham estes legumes.

E quem tem uma mulher a dias que vos traz directamente da horta dela estes legumes frescos até é pecado dizer-lhe que não traga mais porque não gosto, não acham?????????


20 comentários:

Kim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kim disse...

Olha minha querida, de favs também não gosto, mas de ervilhas já não digo o mesmo.
Então com as ervilhas fazes um refogado com bocadinhos de chourico e toucinho e depois mete-lhe uns ovos (para escalfar) e um pouco de açucar.
Vais ver que também tu vais gostar.
Bon apetit ma blonde!

Teté disse...

Basicamente fazem-se da mesma maneira: refogado onde podes juntar bacon, presunto e/ou chouriço (da última vez que fiz favas juntei-lhe um pedaço de entrecosto), juntas um pouco de vinho, se quiseres um ou dois tomates maduros pelados, um bocado de água, quando estiverem cozinhadas deitas para lá os ovos para escalfar e voilá!

O que vale, é que acabei de jantar, senão ficava aqui já com água na boca: adoro favas! :)))

Beijocas!

Conversa Inútil de Roderick disse...

Como na minha casa tenho um cantinho transformado em horta, já estou habituado a ter esses legumes frescos.
Dava-te receitas, mas a Ana é que as sabe!
No outro dia tentei fazer hamburgers de lentilhas!!
Foi um desastre!!!!!!!!!

Pascoalita disse...

menina, com esse aspecto até ao natural se comem eheheh

As ervilhas ficam bem em quase tudo e as favas podes faze-las guisadas.

Colocas cebola e azeite num tacho ao lume. Juntas uns pedaços de entremeada e entrecosto e um ramito de coentros e um pouco de rama de alho francês. Juntas logo as favas e colocas no cimo 1/2 chouirico de carne e 1/2 de cachoeira. Colocas mais umas hastes de coentros em cima, temperas de sal e juntas 2 colhes (sopa de açucar) e deixas em lume médio até ferver. Baixas o lume para o mínimo e deixas cozer, tendo o cuidado de ir agitando o tacho de vez em quando.

Por fim, cortas os chouriços às rodelas e colocas no cimo do tacho e serves com uma boa salada.

Não acredito que não fiques fã

jinhos

art.soul disse...

eu trago esses legumes todos do campo da minha avó.
podes fazer 1001 receitas com esses ingredientes maravilhosos!

Teresa Durães disse...

hum... não gosto, não sei fazer

Parisiense disse...

Kim,
Afinal não sou só eu que não gosto de favas....ahahahahh

Bisous mon ange.

Parisiense disse...

Tété,
Se estivesses mais perto dava-te as favas...
Ervilhas das outras ( as bolinhas) eu costumo fazer .....mas destas assim que se cozem com vagem e tudo nunca fiz.
Mas vou exprimentar.

Beijokitas

Parisiense disse...

Roderick,
Pois, pois se eu sabia que ela me ia trazer isto tinha-lhe dito para ela tambem as cozinhar......mas quê eu não sabia!!!!

Eu campo a volta de casa até tenho mas só tem arvores de fruto.

Beijokitas

Mrs. Jones disse...

Ai favas não... nem pensar! Até estou arrepiada só de olhar para essa coisa.

:)

Parisiense disse...

Pascoalita,
Pois foi o que eu pensei.....até com o olhar eu já comia.....porque tinha mesmo um aspecto extraordinário.

Com coentros, alho frances....hummmmmmm....já começa a ser muita coisa que eu não gosto....ahahahahah

Agora do chouriço, entrecosto....isso já me agrada...hihihiihih

Vou tentar fazer e se eu não gostar, alguém lá em casa gostará.

Beijokitas

Parisiense disse...

art.soul.
Tens sorte de ter uma avó que te dá esses legumes frescos.
Enquanto eu tive a m/mãe também tinha, e ela é que os cozinhava....mas eu nunca fui muito dada a agricultura!!!!

Beijokitas

Parisiense disse...

Teresa Durães.
Afinal não sou a unica.....já estava a ficar com complexos....hihihihihihii

Beijokitas

Rafeiro Perfumado disse...

E uma sopinha, não? E sim, seria quase pecado!

Cusca Endiabrada disse...

Receita para "eervilhas tortas" (essas que aí tens)

Colocas 2 colher de azeite ou óleo num tacho, levas ao lume a aquecer. Juntas as ervilhas inteiras, a que já retiraste os bicos e fios. Tapa-se e deixa-se cozer no vapor em lume branco alguns minutos. Salpicas com colorau e umas gotas de molho de soja, mexes e tapas durante mais alguns minutos.

Retirtas para um recipiente e podes juntar um pouco de sumo de limão (facultativo) e serves como acompanhamento de carne ou peixe

hummmm já papava

Parisiense disse...

Rafeiro,
Boa ideia, mas agora já vens tarde.
Já as fiz.....e houve quem gostasse....eu não...ahahahah

Beijokitas

Parisiense disse...

Cusquinha,
Pois já fiz hoje à noite as tais ervilhas de debulhar.
Cozi-as e depois com um bocadinho de azeite e alho passei-as num tacho com Bacon e salpicão.

E foi o jantar do grande chefe com um robalo grelhado.

E ele papou tudinho e adorou.

Eu não, acompanhei o meu peixinho com uma saladinha de alface e cenoura...ainda provei....mas definitivamente não gosto.

Beijokitas

Maísa disse...

Eu gosto muito das duas coisas. Ervilhas em vagem ficam excelentes, se forem tenras, passadas pelo azeite na frigideira a acompanhar um bom bife.
Favas de canudo ficam óptimas em esperregado e as outras favinhas ficam maravilha estufadas com entrecosto e chouriça.
Beijocas.

Parisiense disse...

D.Antonia,
POis foi assim que fiz as vagens, mas foi a acompanhar um robalo grelhado.

Quanto as favas fiz estufadas com carne arouquesa e também ficaram uma delicia.

Bons olhos a vejam por aqui.
Beijokitas