14 de julho de 2010

Feriado Nacional



Hoje 14 de Julho é feriado em França.

Dia da tomada da Bastilha, que para quem não sabe era uma fortaleza-prisão que nesse famoso dia 14 de Julho de 1789, foi tomada de assalto, pois tanto o povo como a nobreza estavam revoltados contra o Rei Luis XVI.

Desta revolução nasceu uma Assembleia Nacional Constituinte e a seguir a famosa "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão".

Este foi o primeiro e grande passo para as democracias actuais.


Liberdade - Igualdade - Fraternidade




7 comentários:

Vício disse...

essas democracias existem na prática?

São disse...

Pena foi o mar de sangue que inundou a França...

Bom feriado.

Rafeiro Perfumado disse...

Infelizmente foi demolida, seria bem interessante visitar a Bastilha. E daria jeito, para lá espetar com certas pessoas...

Teté disse...

E o que deu origem a estas "democracias" começou logo por cortar umas quantas cabeças, incluindo a do rei e a da rainha, e grande parte das da corte e da nobreza. Aquilo sim, é que eram bons tempos... :)

E tu tiraste férias hoje, para comemorar?

Beijoquitas!

Teonanizi disse...

As democracias actuais, passe o pleonasmo, são anti-democráticas!

Laura disse...

Caramba, já começaram a coisa há tanto tempo e continuamos com tanta desigualdade, hipocrizia e cada vez nos perturbam mais ou seja, daqui nada voltamos a esse tempo, se voltamos. credoooo..beijinho da laura

Parisiense disse...

Quantas revoluções já se fizeram e fazem com muito mais sangue, torturas, desprezo pela vida humana e nada de positivo de lá saí ( a não ser petroleo, ou diamantes.....)????

Ao menos nesta saiu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão....e se isto a voces não vos diz nada.....entendo porque é que este mundo anda como anda.

Beijokitas