6 de janeiro de 2009

O Amante


A arrumar um armário lá em casa descobri , ou melhor redescobri, uns livros que trouxe de França e umas cassetes, e entre eles este livro de Marguerite Duras, escritora francesa que nasceu na Indochina, antiga colónia francesa.


È uma das minha escritoras francesas preferidas, talvez por termos algumas afinidades entre elas termos nascido ambas em ex-colónias.

Claro que reli algumas passagens do livro e lembrei-me do filme que Jean-Jacques Annaud realizou baseado neste livro.

Aqui vos deixo um pedacinho dele.....



L'AMANT



24 comentários:

Saltos Altos Vermelhos disse...

Não conhecia! Vou ver se vejo o filme!

Vício disse...

podias ter trazido uns garrafões de agua, lá do sitio onde nasceste, e agora tinhas muita agua de colónia!

Parisiense disse...

Saltos altos vermelhos
Este filme já é creio eu de 1991, mas foi um filme que me marcou.....como aliás muitos dos filmes deste realizador " Sete anos no Tibet", "O Urso", " O Nome da Rosa"......
Vale a pena ver, mas para quem nasceu e viveu nas ex-colónias vê este filme com outros olhos, outros sentimentos....

Parisiense disse...

Saltos altos vermelhos,
E já agora o carro do teu Boss é como este do filme?????ahahahahhah

Parisiense disse...

Vício,
Só mesmo tu para me fazeres rir ...
Não trouxe água, mas ainda não esqueci os cheiros das acácias rubras, do mar e das suas calemas, do peixe a secar, das refinarias de acucar......enfim daquela terra vermelha.

Anónimo disse...

Olá :)
Feliz Bom Ano
Beijos e um cadinho de neve ;)
http://bloteigas.blogspot.com/

Teté disse...

Não li o livro, nem vi o filme. Mas fiquei curiosa, até porque desse realizador (e eu não sou grande apreciadora de cinema francês, que acho muito parado) vi a "Guerra do Fogo" que achei espectacular e "O Urso" de que também gostei bastante!

Beijocas, nina!

Kim disse...

Até pensei que eram todas iguais as formas de amar.
Não sabia que Margueritte Duras nasceu no Camboja ou arredores.
O que uma Amante nos ensina!

Safira disse...

Eu li o livro há pouco tempo, mas n conhecia o filme.
ès um poço de sapiência, a desencantar estas coisas...
Eu gostei do Nome da Rosa. É um dos meus filmes de culto. Salvatore, stupido, stupido. Ainda hoje imito essa cena quando faço um grande disparate.
Beijinhos

o que me vier à real gana disse...

Boa noite!

Bom, aqui. Parabéns!

Laura disse...

Não sei como acaba o livro nem o filme, mas o nome soou-me a velho conhecido e neste momento sinto que...O mundo precisa de mais amantes, de gente mais envolvida na vida amorosa e os velhos e maus ciumes e casais juntos sem amor, têm de acabar...é que há tantas, mas tantas vidas, estragadas, sofridas e vividas pelas velhas renuncias de que amar alguém é mau, e que deveremos amar apena sum parceiro em toda a vida. Mentira! O amor quer-se livre e cada ser deve ser livre para viver a vida em sua função, não de maridos palermóides, nem de mulheres vingativas, bolas,se alguém me entendesse...e por isso todas ou quase todas, choramos a nossa pouca sorte quando somos nós que temos o direito de mudar de caminho quando a união nos leva ao desespero de tanta pobreza de espirito!... Os amantes, ai os amantes!...

Os amantes
Vivem felizes
Ou infelizes
Fazem da vida
Uma catarata de deslizes
E como são incompreendidos
Passam a vida de amarguras
Ressequidos
Doridos
E perseguidos!...

Foi o que saiu a esta hora, já estive a ler um livro maravilhoso e como tal, assim penso, mas não hajo...que todos devemos viver a vida, rodeados de amor e aspirar ao belo prazer que tudo isso nos trás, mas, recolhemo-nos na concha e esperamos que a vida passe, sem deixar rasto nem vestigio daquilo que nossos corações sentem!...
Ai que vidas tão mal vividas e tão sem esperança... Beijinhos.

Conversa Inútil de Roderick disse...

Ora aí está mais um livro que li, gostei, fui ver o filme e gostei.
Já lá vão tantos anos... estou a ficar velho!

Parisiense disse...

Tété,
Claro que o mais conhecido deste realizador é "Sete Anos no Tibete", mas gosto muito dele porque é um realizador que faz filmes sobre sentimentos, causas pelo qual acredita,sobre a vida simplesmente, mas com muita profundidade.

Eu também gosto muito de Marguerite Duras, como escritora.
Beijokitas

Parisiense disse...

Kim,
È verdade, ela nasceu na Indochina hoje Vietnam,Laos, Camboja ou arredores como dizes....
E aprende-se muito com as amantes, podes cerer.....ahhahahah

Beijokitas

Parisiense disse...

Safira,
E eu acho que o filme retrata bem o livro...eu tambem gostei muito do filme, que já vi há muitos anos, mas que revejo com o mesmo prazer.

Eu um poço....ahahhhhh, não simplesmente gosto da cultura francesa e interesso-me por tudo o que diz respeito a ela.

Beijokitas

Parisiense disse...

O que me vier na real gana,
Obrigada.
Volta sempre.

Parisiense disse...

Laurinha,
Sem duvida que deveriamos viver mais o romance, o sentimento que vem sem nada pedir, sem que o tenhamos desejado.......deviamos deixar fluir mais esse amor pelo qual tantas vezes suspiramos e em que nada fazemos para o alcançar, pois vivemos as "leis" da sociedade e os seus preconceitos.

Eh pa´virei filosofa.....ahahahhaha

Beijokitas linda.

Parisiense disse...

Roderick,
Essa de que estás a ficar velho agora deixou-me mal, pois eu tambem já vi o filme há muito e não é por isso que me sinto velha....ahhahahahahah
È sem duvida um bom filme, mas desconhecido de muita gente, pelo menos aqui em Portugal.

Beijokitas

Parisiense disse...

Rotiv,
Obrigada pela visita.
Irei espreitar o teu cantinho logo que possa.
Volta sempre.

Pandora disse...

Deste-me uma boa sugestão de leitura. Não conhecia o livro, nem o filme.

Temos decoração nova na casa...gostei!

Beijinhos

Parisiense disse...

Pandora,
È assim Ano Novo, Pagina Nova....

Lê que é um livro muito sensual e muito interessante.
Beijokitas

Unknown disse...

Eu sou msm maldosa, assim k vi o título imaginei logo outra coisa,rsrsrs...
Não vi nem li, mas vou tentar ver.

Bjokas, miga

O Encapuçado disse...

Ehhh, moça, deve ser por já ter alcançado o estatuto de cota que me sinto no direito de reivindicar isso mesmo..Abaixo as Leis feita spelo homem que nãoq ueriam andar enfeitados, mas, nos enfeitavam a toda a hora..abaixo a desigualdade. Haja igualdade em todos os sexos e cada um faça como lhe der na veneta..ah, as leis feitas pelos sábios que detinham a força e o poder...abaixo pois...

Anónimo disse...

buy tramadol tramadol stronger than vicodin - ultram online buy