28 de julho de 2009

Sopa Seca

Tive uns amigos estrangeiros a jantar em casa e como tinha pão duro resolvi fazer sopa seca para sobremesa, entre outras sobremessas, porque eu gosto de presentear os meus amigos franceses com comidas tipicas deste país.


Não conheciam e ficaram surpreendidos, porque se era uma das sobremesas tradicionais portuguesas, porque é que não se encontrava nos restaurante?????

Boa pergunta!!!!!!
Mas ao qual eu não soube responder.....porque para lhe dizer que a culpa era da ASAE que não quer que se aproveite o que é de véspera, ia ser complicado....ahahahahah

Mas porque não divulgamos o que é nosso e que é tão bom!!!!!????

E para quem não conhece, aqui vai a receita da Sopa Seca como eu a costumo fazer.



"Sopa Seca"



Ingredientes:

Àgua
Banha
Açúcar
Canela em pó
Vinho do Porto
Folhas de Hortelã (opção, pode não colocar)
Pão em fatias grossinhas
Açúcar e Canela para polvilhar



Preparação:

Numa panela coloca-se água e deixa-se ferver.
Numa taça ou bacia coloca-se a banha, açúcar, canela em pó e Vinho do porto. Junta-se a água a ferver e desfaz-se tudo mexendo bem até a canela e a banha ficarem diluídas na água.

Entretanto corta-se os pães ( duros de preferência) às fatias grossinhas. Depois molham se as fatias nesta calda .
Na assadeira vai-se colocando uma camada de pão já molhado. Depois polvilha-se com a mistura de açúcar e canela, e assim sucessivamente.
Também se colocam as folhas de Hortelã ( eu não ponho porque não gosto).
Na ultima camada deita-se açúcar e canela também e o resto da calda se ainda houver.


Vai ao forno até tostar.



24 comentários:

Vício disse...

ok... parece interessante! quando é que vais fazer essa sopa de novo?

Parisiense disse...

Vício,
Sexta-feira.....queres cá vir provar ou aprender a fazer????

Conversa Inútil de Roderick disse...

Nunca ouvi falar em tal coisa!!!!!!!!!

Pascoalita disse...

Eh Pa Ó miúda! Tens a certeza que esse alguidar de forno é teu? (pausa para verificar se o levaste quando cá estiveste em casa eheheh)

Olhando bem, afinal o teu é mais bonito ... tem esse ornamento à cvolta e florzinhas e tudo ... além disso o meu está no lugar dele eheheh

Menina, nunca na minha vida tinha ouvido falar em tal coisa e quando olhei a foto, antes de ler o título, pensei que eram "migas" ou "açorda"

Hummm deve ser bom! Vou tomar nota da receira para um dia fazer, talvez para os netos :)*

jinhos

Maria disse...

Isso tem mais ar de sobremesa do que de sopa...
:(

Laura disse...

Rapariga, hoje é o dia de nunca ouvi falar em tal coisa e ambas falamos da hortelã, mas que riso..a minha hortelã é para branquear a roupa e a tua prá sobremesa, ó balha-me, mas, parece ser delicioso...
Beijinhos e um dia, hei-de experimentar..laura.

Montana disse...

Nunca tinha ouvido fala nessa sobremesa, logo que tenha oportunidade vou experimentar, fácil e barato, como se quer.
Beijinhos

Je Vois La Vie en Vert disse...

Sopa seca ?

A sopa é seca em que ?
ou
e uma seca fazer a sopa ?

Queres me matar ?

É que sou hiper-alérgica à canela do tipo : se não chegar a tempo ao hospital, não estou cá para contar....

A minha mãe fazia um bolo com restos de pão mas era com baunilha. Tenho que tentar um dia...

Beijinhos

Verdinha

Gata Verde disse...

As coisas que tu sabes!!
Neste momento senti-me estrangeira porque nunca ouvi falar nesta sobremesa...

beijocas
;)

Kim disse...

Então e com todos estes agradáveis ingredientes, aqueles maricas levantam problemas?
É mais uma sopa que fico a conhecer. E logo eu que gosto de todas.

Que sopa deve ser!
Bisous ma blonde aux cheveux courts

africana disse...

Ó Mize nã te preocupes em fazê-la, ela vai fazer uma igual quando ca vier, não vais ó loura?
Facil de fazer,o certo é que só como esta sobremesa quando vou a Arouca!ahahaha sabe muito melhor, sabe a novidade!

africana disse...

Só uma pergunta, tem mesmo que levar hortelã?
É que eu nunca notei que ela lá estivesse e eu odeio hortelã.
Aquele cheiro meio adocicado...

Osvaldo disse...

Oi, Parisiense;

Isso está com ar bem apetitoso...
Não conhecia e como não sou da ASAE bem que vou aproveitar o que é de véspera e lá vai a minha Ana aprender mais um "dessert" de deixar água na boca...

bjs, Parisiense
Osvaldo

Parisiense disse...

Eu até vou responder a todos ao mesmo tempo...

Nenhum de vocês conhece essa sobremesa???????
Vocês tem a certeza que são portugueses???????

È que eu sou africana, mas quando cheguei de Angola era a sobremessa que mais se fazia em casa da m/avó para aproveitar o pão que sobrava. E como havia sempre banha dos porcos que se matavam lá em casa, isto era sobremessa todos os domingos , a única creio eu.
Só em dias de festa é que havia bolo. Mas todos os domingos se fazia Sopa Seca.

Tou admirada se nenhum de vocês conhece.
A Africana já comeu cá em casa e gostou....e oh maninha eu nunca meto hortelã, porque detesto o sabor da hortelã.....mas há quem meta.

E só vos digo uma coisa é uma delicia.
Chama-se seca porque indo ao forno o pão fica seco e durinho e quanto mais tostar ( sem queimar claro) melhor é.
Exprimentem que é facil de fazer e é uma delicia e além disso aproveita-se o pão duro, em vez de ir para o lixo.

Afinal os meus amigos franceses tinham razão....estas sobremesas deveriam haver nos restaurantes pois assim até os de cá conheciam....ahahahahahh

Exprimentem e bom apetite a todos.

Beijokitas

Rafeiro Perfumado disse...

Neste caso concordo com a ausência da sobremesa dos restaurantes. Já esotu mesmo a ver o Zé Pintas à mesa, a tirar o cerume das orelhas e a palitar dos dentes com a unhaca e depois comer metade do pão. No outro dia, lá ia um rafeiro comer uma sobremesa com a outra metade, blergh!

Beijo!

Vício disse...

imagino que tenhas prazer em faze-la e não tenho por habito atrapalhar ninguém nos seus prazeres... ;)

Parisiense disse...

Rafeiro,
Se for isso tambem não comes muitos restos nas outras comidas nos restaurantes!!!!!!!

Uma boa feijoada com os restos da carne assada, um empadão, um arroz a valênciana.......oh lindo queres que te diga mais ou chega?????

Tenho uma colega que o marido trabalha num restaurante.....

E a sopa seca é feita com fatias inteiras e não com bocados de pão.

Vá exprimenta e vais ver como é bom.....hahahh
Beijokitas

Parisiense disse...

Vício,
Prazer em fazer não é bem o caso.....mas em comer é que nem duvides....ahahahah

Laura disse...

Hoje é dia de festa no calendário (minha), mas,calei-me caladinha e não tenho de reforçar o jantar ou melhorar..os miudos não jantam em casa e eu? cala-te boca!...beijinhos.

Montana disse...

Em casa dos meus avós e pais para aproveitar o pão duro faziam-se fatias douradas e eu mantenho esse costume cá em casa.
Beijinhos

Safira disse...

Xi, se tem canela já não quero...
Mas olha que também nunca ouvi falar nestas sopas. Conheço as de cavalo cansado, no entanto;)

BEijocas

Maria Soledade disse...

OH PARISIENSE!!!FOGO!!nunca ouvi falar de semelhante sopa!!!E eu que quase obrigo a comer o pão da véspera(não se pode estragar nada!)e afinal podia aproveitá-lo a fazer essa sopa...Ora faxavor...falta uma coisinha!!Os ingredientes estão lá todos até aí tudo bem! E as quantidades????É a olho??Quanto d'água?Quanto de vinho?e a banha(BRRRR...)detesto banha mas, tudo bem...quanto??Ai, ai, que o segredo ficou a meio...

Quero experimentar...é que adoro sopa mesmo sendo de...sobremesa, ahahahah...

Jinhos Doces com sabor a hortelã que tanto gostas ahahahahah...

Parisiense disse...

Soledade,

As quantidades é a olho, pois tudo depende do pão que tens.

Mas para te dar uma ideia, metes 1 litro de água a aquecer. Quando ferver metes 3 colheres de sopa de banha, umas 4 colheres de acuçar, meio pacote de canela e meio calice de vinho.
Mas se gostares mais açucarado metes mais açucar e mais canela.
Eu no final se tiver sobrado esse molho, rego por cima do pão e as vezes ainda povilho com uma mistura de açucar e canela.

Mas vou ver se faço este fim de semana e depois meto aqui passo a passo.

Beijokitas

Flora Maria disse...

Diante de tantos comentários diferentes, aqui vai o meu: sou brasileira, filha e neta de portugueses que para cá vieram em 1926.
Minha mãe costumava fazer esse doce, também num alguidar desse tipo, com hortelã e banha, mas sem a canela. Nós gostávamos dele, e ela o chamava de Formigos.
Por anos tentei encontrar a receita e ver se era mesmo esse o nome. Minha mãe faleceu em 1997.
Agora, pelo Face, encontrei alguém que me disse chamar-se Sopa Seca !
Pesquisei muitas receitas, mas somente na sua encontrei a banha, tal como minha mãe usava !

Então deixo meu testemunho brasileiro de que esse doce existe e é saboroso !

Obrigada por confirmar a receita da minha mãe.

Abraço
Flora Maria
Feliz Ano Novo !