16 de julho de 2008

Cuidados de saúde

Quem me explica como funciona este país e mais simplesmente como funciona os cuidados de saúde neste país.
Tenho alguém próximo que tem um cancro e que anda em tratamentos a cerca de um ano.
Tinha um médico oncologista espectacular e que por sinal foi embora porque acabou o contrato.
Vai daí agora passou a ser seguido por outro que tambem é um ser humano excepcional, mas que infelizmente não pode dar atenção aos doentes como é necessário neste tipo de doença.
E Porquê??????
Porque o hospital que tinha o ano passado 6 oncologistas (pelo menos dos que eu via a passar no corredor e durante os tratamentos de quimioterapia) agora passou a ter 2 oncologistas e os doentes esperam e desesperam a espera da consulta. Não é pela espera mas pelo estado debilitado em que se encontram.
Fomos a consulta que estava marcada para as 14h , que geralmente era sempre a hora mais 5 minutos para a frente ou para tras, e fomos atentidos eram 17h30m. O médico estava exausto, ainda não tinha almoçado e estava lá desde as 8h da manhã (ainda há médicos que foram para esta profissão para ajudar os outros....quando os deixam).
E tudo isto porquê?
Porque ele sozinho está a fazer o trabalho de pelo menos 4 medicos e aí eu digo VIVA a Ordem dos Medicos que só olha para o bolso de meia duzia de SRS.DRS. e esquecem-se dos que realmente fazem algo e em que condições o fazem.
Quando no guichet pedi o livro de reclamações responderam-me que tinha de me dirigir ao piso tal e que aquela hora ....etc, etc, etc.....
Como a pessoa com quem eu estava já se encontrava muito cansada acabei por vir embora sem procurar o dito do livro e escrever toda a raiva que me ia na alma. E eu ainda posso caminhar .... agora imaginem quem não se consegue deslocar e que tem que procurar o piso tal ....!!!!!!!!
Afinal onde estão os cuidados de saúde??????? Para que pagamos nós tanto???????
Para alimentar todos os que não querem trabalhar e andam a viver á custa da Segurança Social, e nós que tanto trabalhamos e pagamos somos assim espezinhados e tratados como lixo??????

Hoje estou em dia não e se me aparece alguém pela frente acho que o vou estripar!!!!!!!!!!!

25 comentários:

Pascoalita disse...

Tem mim e um motivos para estar cheia de raiva ... juro que admiro a passividade deste povo portugês que há séculos já devia ter-se organizado e feito uma revolução a sério!
A saúde funciona assim como contas e sentes na pele e acredita, aliás deves saber disso, ainda há casos pior. Nós, e falo por mim, pertencemos ao grupo com alguns privilégios que não podem nem devem tornar-nos insensíveis aos problemas do próximo. Tendo em conta os elevados impostos que pagamos, todos devíamos ter direito a saúde, ensino e justiça!!! É um roubo escandaloso escândalo o que os governantes deste país fazem ao povo!!!

Mas opaís está a rebentar pelas costuras a todos os níveis e só não vê quem não quer.

O melhor é tentares que isso te afecte o menos possível, mas bem sei como revolta.

Um beijo e tenhamos esperança em dias melhores

Rafeiro Perfumado disse...

O problema é que não há explicação, eu sinceramente não sei porque raio é que pago impostos, se todos os serviços que utilizo são de má qualidade e pagos. Queres sobreviver tendo uma doença? Sê rica...

Beijo.

Parisiense disse...

È pascoalita, a revolta é de tal ordem que se apanhasse um desses politicos pela frente fazia-o passar um mau bocado.
E eu ainda sou alguem que se move bem nesses meios, mas imagina as pessoas de idade e que moram longe dos centros hospitalares......

Tenho vergonha de viver neste país de corruptos......

Parisiense disse...

Oh rafeiritro nem rica resolveria o problema e sabes porquê, porque nem na privada resolves.......em Portugal quer-se ganhar dinheiro mas não é a trabalhar......se vês o que quero dizer....e olha que eu sei do que falo.....trabalho numa IPSS e tenho medicos na familia.......acho que isto chega.

MissEsfinge disse...

Eles comem tudo ...
eles comem tudo ...
eles comem tudo ...
e não deixam nada!

Laura disse...

Bem; posso aparecer à tua frente que estou longe, e se me extripasses seria bom, abateria uns kilitos indesejáveis.
Mas que raio de fita...e coitados dos médicos ! Os nossos jovens formados em medicina não têm onde trabalhar e exploram-nos em tudo, pelo que ja me disseram, e o nosso governo investe onde devia desinvestir e vice versa, mas quem nos ouve? falar com quem? ah, o bendito livro de reclamações tá fechado a sete cheves não vão os que nada fazem perder as regalias..
nina o teu Vic tá melhorzinho não tá? eu penso que sim...mas claro que enerva os sãos esperar quanto mais aos doentes... Jinho a ti e grita pois e deita a raicva cá pra fora... laura..

Maria Manuela disse...

O funcionamento do serviço nacional de saúde é das coisas mais aflitivas neste país. Principalmente se atendermos a que as pessoas quando dele se socorrem já estão por si debilitadas e fragilizadas....

Uma VERGONHA...

Liz / Falando de tudo! disse...

Ah, minha amiga problema de saude publica...conhece o Brasil?! Nem queira!!
Boa sorte e que tudo melhore pra você!
Liz

Gata Verde disse...

O melhor é nem comentar,porque a raiva que eu tenho a estas situações é mais do que muita!!

Um beijo e que tudo corra pelo melhor com a pessoa que tanto gostas.

Parisiense disse...

Pois ,pois Misse Esfinge é isso mesmo eles comem-nos até não sobrar nada.....para não podermos falar depois!!!!!!
Beijokitas

Parisiense disse...

Isto revolta-me laurinha porque tinha lá uma senhora que mora a 50km do hospital e tinha ido de camioneta(não tem filhos e os irmão vivem longe) e a partir das 6h30m já não tinha camioneta. Agora diz-me quem vai pagar o taxi que ela terá que chamar???? Com uma reforma de mulher do campo que não chega a 300€, e assim debilitada como podem as pessoas sobreviver????

È a falta de respeito dos n/governantes perante nós os que pagamos que eu fico revoltada.

Parisiense disse...

M&M nem imaginas o que eu tenho visto nestes hospitais desde que o meu Manel ficou doente.....mas eu ainda me desenrasco .....o que me revolta são as pessoas que não tem ninguem para os ajudar e sobretudo os velhotes......e com doenças como esta muitos já não se seguram em pé devido aos tratamentos e ainda são tratados pior que animais.

Tenho mesmo vergonha de viver num pais que trata assim o seu povo.

Beijokitas nina

Parisiense disse...

È Liz acredito que não seja melhor no Brasil, mas voces são 180 milhões, nós somos um pais pequenino e mais facil de controlar por isso deveria funcionar, mas.......só funciona para alguns......e pagamos todos.
E como vai sua irmã por falar nisso?
Beijokitas

Parisiense disse...

È gatinha nem vale a pena comentar...quando se houve a noticia que eu ouvi hoje de manhã em que Portugal está no lote dos países mais corruptos ......já diz tudo!!!!!! Não é só no futebol!!!!

Tudo funciona a base de cunha e de pedidos em troca de algo...cada vez detesto mais viver neste país!!!!

Beijokitas e seja bemvinda das ferias.

Laura disse...

Ó nina quando eu fui ao Hospital para ser internada além de esperar lá fora 4 h para entrar para o meu quarto, estava lá uma senhora que ia ser operada à coluna por causa de dores numa perna (muita gente vai lá fazer essa operação) e perguntei o que tava a esperar já que na se metia na cama nem tinha cama...diz ela; o médico ainda na me disse se me vai operar ou não! mas credo é assim? é, e se não tenho de ligar ao meu marido, moro a 4 h de carro daqui e ele na sabe vir cá, eu vim de ambulancia mas a ambulancia já foi e eu como ainda na sei se fico na ligo ao marido pa me vir buscar, tem d evir um amigo com ele que ja não há autocarro pra lá, ela disse o nome da terra mas ja nem me lembro porque não conheço. já eram umas 7 quando o médico lhe disse que já não seria operada...ligou ao marido que vinha com um vizinho pois o homem ja tinha idade e nem sabia vir para Coimbra sozinho. esperou as 4 h e despediu-se e lá foi..ora a gasolina a sportagens e tudo e as dores que tinha que até chorava? ai nina nina que mal funciona isto....
E o teu manel tá melhor ou não?

Parisiense disse...

Infelizmente é isso mesmo laurinha uma falta de sensibilidade e um minimo de respeito pelo proximo. Se não a podia operar guardavam-a e no dia seguinte seria a primeira......mas isso é para nós que temos coração......

O meu Manel está bem vai fazer um PET no IPO em Agosto, senão anda optimo.....na medida do possivel, né.....

Safira disse...

Eu gostava de poder ajudar, mas infelizmente não sou ministra!Eles é que aparentemente percebem a lógica do Sistema de Saude.

E o sistema aproveita-se da candura das pessoas, do desamparo dos velhinhos e da impotência dos que não sabem ler para fazer deles gato sapato. aconteceu-me uma com a minha mãe, em que lhe disseram para estar na consulta a tal dia para tirar o gesso. Quando chegou à vez dela, perguntaram-lhe pelo Raio X. Hein? Então mas não é para isso que eu aqui estou? para tirar o gesso? Sim, mas tinha de ter feito um raio x antes. E a minha mãe, que é uma senhora, ia-se embora, porque claro, não tinha vaga para o Raio X. E não fosse eu fazer finca pé no guichet e chamar-lhes de incompetentes para cima, que quem marca uma consulta para tirar gesso tem de avisar o utente que o processo da radiografia é à parte (o que tb é estúpido, porque uma n pode ser feita sem a outra, mas e explicar isto a débeis mentais? esquece!)e levá-los pelo cansaço a fazer a porcaria do raio x na hora, tinha ficado com o gesso ad eterno... Quando as coisas só funcionam quando se eleva o tom e se tem de partir para a estupidez para ter um serviço básico, é mau. É muito mau...
Beijos, e espero que corra melhor da próxima. E não deixes de reclamar!

Diego disse...

Só ha uma solucao, ter muito dinheiro e sobreviver !

Os outros que nao tem ou que nao possam , sao lixo para o governo , falando principalmente dos coitados dos velhinhos que sao as maiores vitimas :( chegando a uma certa idade as pessoas ja nao dao valores ás pessoas e por vezes rejeitam-os...


Bjocas

Parisiense disse...

Safira eu deixar de reclamar nem penses......alias eu não reclamo começo por pedir o livro de recçlamações e aí perguntam logo o que se passa.....e claro acabam por resolver o problema.
È uma falta de profissionalismo neste país que nem te digo.

Mas o meu Manel anda muito melhor, graças a Deus.....

Parisiense disse...

Oh Diego que é feito de ti???? Tens andado desaparecido....hihihihihi
Sabes nem com dinheiro lá vais......vais sim com corrupção e ameaças......só assim funciona.......em praticamente tudo.....
Eu acho que na m/Angola que é considerado um pais de terceiro mundo tudo isto era aceitavel, mas nesta Europa civilizada, democratica.....etc......
Mas amanhã isto já me passa.....tenho de ruminar durante uns dias......só isso.

Beijokitas

Anónimo disse...

Pelo menos no Brasil os médicos não se matam como este.Deu o horário , não ficam.E fazem bem porqu eqt seguram a barra de um colega o defeito não aparece...

Pandora disse...

Coitado de quem precisa, é o que eu costumo dizer! A minha mãe também chega a estar 3 e 4 horas ou mais, à espera de consulta, o que vale é que ela já se habituou, já sabe para o que vai.
Os médicos não têm a culpa, mas são eles que houvem as reclamações dos doentes e deviam ser eles a lutar pelos seus próprios direitos e dos doentes, também. Mas sabes amiga, os médicos quanto mais horas fizerem, mais ganham, por isso se calhar até lhes convém e quem sofre é o doente que tem de esperar.

Beijos

africana disse...

Ó mulher, mas tu ainda acreditas que os "gordos" que se pavoneiam pela Assembeia, etc etc etc estão preocupados com os problemas do povo!?Isos é coisa de pobre!O povo só existe para os servir!Achavas mesmo que a escravatura já tinha terminado!?Se nós não existissemos com ergodavam essas ilustres personagens!?
Vou-me calar para não disparatar!

Parisiense disse...

Ora nem mais Pandora, o problema é mesmo esse.....falta de disciplina e profissionalismo neste país.....porque se os medicos se queixam com falta de condições por outro lado eles são a classe mais previligfiada neste país a seguir aos politicos e magistrados......por isso nunca os veremos a reclamar em defesa dos doentes. Eles so veem $$$$$$$$.
Beijokitas

Parisiense disse...

Oh maninha subscrevo e assino.......mas que país de merda.
Nem vale a pena acrescentar mais nada......

Beijokitas