14 de julho de 2008

14 de Julho- Feriado Nacional em França


Data revolucionária francesa que se tornou festa nacional, e que é tambem conhecida como " o Dia da Bastilha" pois foi neste dia que foi tomada a prisão da Bastilha´
È o principal feriado nacional francês e é neste dia que são condecoradas varias pessoas com a medalha de "Chevalier de la Légion D'Honneur", a maior condecoração que o estado francês dá.


E este ano, entre outros, foram condecorados o realizador " Claude Lelouche", a estilista "Sonia Rikiel" e a que eu considero mais merecida "Ingrid Bettencourt", mulher de coragem sem violência e força inabalavel, que faz envergonhar muitos dos grandes politicos da actualidade. Uma mulher cuja a principal arma é a palavra e o amor e que quase lhe custou a vida.


A Assembleia Nacional Francesa não poderia ter escolhido melhor pessoa para merecer tão grande condecoração, pois o 14 de Julho é o dia da " Liberdade" e melhor que ninguem Ingrid Bettencout conhece o sentido desta palavra.



Bom Feriado a todos os Franceses e "Bonne Fête du 14 Juillet".

10 comentários:

Safira disse...

Cara 'conterrânea', olha que nem a propósito calhou ser este o dia da minha visita 'oficial'! ;)
Vive la France!

Já cá tinha passado, mas sempre a correr...

Já vi que partilhamos o gosto por Paris e pela França. Ainda vais lá com regularidade?
Bisous ;)

Laura disse...

Aquela mulher nem parece que esteve presa e foi torturada violada e sei lá que mais, é só amor e perdão dentro dela, mulher coragem sim e merece ser distinguida... Está linda de rosto, de pele e de tudo. Deus ajuda quando assim é, senão como sobreviveria ela a tão grande drama?. Beijinhos de mim...

Pascoalita disse...

Uma condecoração merecida, sem dúvida!
Sabes a sensação que tenho qdo vejo atribuir prémios a pessoas como ela? É uma espécie de "lavar de mãos" ou "exame de consciência" pelo muito que deviam ter feito e não fizeram.

Enfim, vila la frança!!!

jinho grande a ti, francesinha :))

Parisiense disse...

Olá Safira, sim tenho uma paixão por Paris muito grande apesar de ter nascido em Angola....mas adoro essa cidade e não perdi a esperança de um dia ir para lá novamente nem que seja na reforma....ahahahhaah

Beijokitas e obrigadinha pela visita.

Parisiense disse...

Pois laurinha é na verdade uma mulher de coragem e transmite uma paz e amor que a deixam com este rosto candido.
Merecia a medalha sim, mais do que ninguem.
Beijokitas

Parisiense disse...

Sabes pascoalita ainda bem que é um "exame de consciência" pois pelo menos significa que de alguma forma isto os fez pôr os pés na terra e verem que são humanos.

Acho que estas medalhas deveriam ser justamente para as pessoas que tem coragem e fazem alguma coisa em prol do seu proximo e não distribuidas assim sem mais nem menos por qualquer um.

Beijokitas e boa semaninha

Liz / Falando de tudo! disse...

Oi linda, muito bom você ter falado do 14 de julho, e nao so postou, mas também informou!
Eu fui ver o desfile, mas sabe como é ne...muita gente!
tenha um bom resto de semana;
Liz

Pascoalita disse...

De passagem para desejar boa noite e deixar um jinho a ti :))*

Parisiense disse...

Olá Liz, tudo o que diz respeito a França me interessa, e todas as semanas vou a net ler as ultimas noticias no jornal Le Figarro.

È um país de que gosto muito e por isso mantenho-me informada.

E você como vai seu trabalho?? Quando tem férias, ou este ano não vai ter?

Beijokitas e boa semaninha

Parisiense disse...

Olá Pascoalita, obrigadinha pela beijokita e a noite não foi lá muito boa......com o calor demorei a adormecer e agora o que eu queria era uma caminha........

Beijokitas e um bom dia