25 de março de 2008

Concerto de Pascoa



Este fim de semana de Pascoa fui a um concerto, como já vem sendo hábito, na igreja do Convento de Arouca. Espectacular, fantastica esta Orquesta Metropolitana de Lisboa.

E devo dizer que todos estes concertos que tem sido feitos , quer seja na igreja do Convento, quer seja no cadeiral têm sido magnificos. O som que entoa nestas paredes de pedra, as vozes dos sopranos ou coristas, o som do orgão, que é o maior da Peninsula Iberica, e todo o ambiente deste convento tem feito com que tenhamos momentos excepcionais de musica.

E é a Câmara Municipal de Arouca, ao seu presidente e ao maestro Antonio Costa que temos de agradecer pela organização destes enventos que dão vida a este convento, e pelo incentivo desta forma de arte que aos poucos vai conquistando os nossos jovens e a visita a este convento de muitos turistas.


Igreja do Convento de Arouca

















Cadeiral do Convento de Arouca






14 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Teté disse...

Corista, para mim, era outra coisa, confirmei no dicionário que tens razão: também podem ser os elementos do coro da Igreja! ;)

Ainda me fartei de rir, a imaginar as ditas coristas a dançar o can-can semi-nuas, num ambiente tão sério e religioso...

Vá, mas todas essas iniciativas municipais são bem-vindas, até para os putos começarem a alargar conhecimentos musicais e não acharem que a faringite do vocalista dos Tokio Hotel é o fim do mundo!!! :D

Beijokitas!

Parisiense disse...

Ahahahah .....mas como é uma palavra que aparece sempre nos panfletos dos concertos não tive duvidas.......mas a imagem do french can-can tambem me fez rir.
Acho justamente que se temos estes monumentos devemos dar-lhe vida e não fazer disto um patrimonio inactivo. E este novo presidente da Câmara é isso mesmo que faz......apesar de as vezes o IPAR (o Instituto do Patrimonio) estar contra. Acho que as vozes dos sopranos e coristas não vão fazer cair nenhuma pedra ou nenhum santo(a).....ahahahahahah.....mas nunca se sabe, porque este violinista que tambem era maestro que veio era bom como tudo....hihihi....até a tocar violino....ahahahhaha
Beijokitas

Pascoalita disse...

eheheheh tou como a teté, juro que nunca tinha ouvido ou lido o termo "coriscas" nesse sentido. A menina é loira mas uma "loira instruída" eheheheh

Na zona onde moro temos um bonito auditório, onde ocorrem peças de teatro e concertos e além disso temos as famosas "corridas de carrilhão" que atraem turistas de longe, mas a JE enfia-se na toca e não usufrui de nada.

A Igreja do Convento de Arouca é lindíssima! Tenho de a conhecer
jinhos

Laura disse...

Não gosto, detesto, na suporto, tenho uma raiva a tudo quanto canta e toca na Igreja....


E porquê? porque os danados tocam baixo demais para mim e saio d elá por vezes com umas ganas de chorar..porque quero ouvir e prontos....
Deve ser lindo, quando ouvir eu ja digo se gostei ou não...arre, toquem mais alto pelease...

Parisiense disse...

Olá pascoalita, hoje estou triste porque faleceu uma das coristas que costumava cantar nessa magnifica igreja do Convento.Era minha vizinha chamava-se Nadia e tinha uma voz que quando cantava o Avé Maria fazia arrepiar quem estivesse nesse Convento.
Faleceu naquele acidente grave que deu na Televisão ontem.
Garota espectacular, filha exemplar e mais uma jovem que morre em mais um estupido acidente.
Que o Senhor a guarde bem juntinho a ele e que dê forças aos pais para aguentar tal perda.
Beijokitas

Parisiense disse...

Laurinha um dia ainda há-des vir a um concerto neste convento e acredita que como eu vais gostar do que estás a ouvir...e digo bem a ouvir.
Por isso trata do assunto.....
Beijokitas

Parisiense disse...

Oh pascoalita, quando quiseres vem até cá que eu mostro-te o Convento. A igreja é linda, mas o cadeiral (lugar onde as freiras se sentavam para assistir a missa) é ainda mais bonito. Pergunta aí a maninha africana que ela conhece.
Mas prometo que te mostrarei tudo o que de lindo tem nesta pequena vila.
Beijokitas

Rafeiro Perfumado disse...

Não conheço, mas quando passo na auto-estrada comento sempre: temos de lá ir! ;)

Liz / Falando de tudo! disse...

Nossa que lugares lindos, que privilégio hein!!
Esses concertos eu imagino que sao uma das coisas mais belas de se ouvir, nao é mesmo?! Eu nao conheço, nunca fui em um...
Meu anjo, muito obrigada pela visita em meu cantinho, sempre é um prazer imenso para mim te ter por la.
O meu blog de fotos esta sempre la, a cada dia com novas fotos, se quiser apareça!!
Um abraço!
(ah, se ainda não assinou meu guetsbook, ele ta ai do ladinho, te esperando, ok?)

Parisiense disse...

Rafeirito, mas á saida da auto-estrada é só seguir a placa de quiz AROUCA......tu sabes bem farejar isso.
E quando cá resolveres vir olha diz que a gente se encontra por ai e eu levo-te a cheirar todos estes cantinhos que há por aqui e que são lindissimos.
Beijokita grande

Parisiense disse...

Olá Liz eu sempre que posso vou lá ver o seu blog. Já vi algumas das fotos e tambem fui das primeiras a assinar o seu guestkooks (sou acho eu a segunda depois de voce e seu maridão....uma loirinha....hihihihih)
Beijokita

africana disse...

Pois este convento é um espectaculo
lindo lindo, nao cansa de ver uma e outra vez.É um espaço magnifico!E bem conservado, nao o usuar para dar concertos ate era um crime!
As vezes não entendo os governantes..
Pois o cadeiral e lindissimo e tenho uma foto tirada na cadeira da madre superiora( é assim que se chama zeza?)Sobrava cadeira por todo o lado, é enorme!Não fui feita para estas superioridades! Ficava mesmo era na cozinha! ahahaaha

Parisiense disse...

Pois maninha um dia destes meto aqui mais coisas do convento e meto a dita cadeira.....na verdade cabiamos lá 4 pessoas sentadas a vontade....hihihih
Mas sabes a cadeira era assim grande porque elas usam meia duzia de saias....segundo dizem, que cá para nós eu acho é que era para esconder algum padre....hihihih..... mas que má lingua........