3 de março de 2008

Amesterdam - Jacques Brel


No porto de Amesterdam
Há marinheiros que cantam
Os sonhos que os assombram
Fora de Amesterdam
No porto de Amesterdam
Há marinheiros que dormem
Como porta estandartes
Nas margens sombrias.
No porto de Amesterdam
Há marinheiros que morrem
Cheios de cerveja e dramas
Nas primeiras horas
Mas no porto de Amesterdam
Há marinheiros que nascem
Do espesso calor
Do longo oceano.
No porto de Amesterdam
Há marinheiros que comem
Sobre toalhas muito brancas
E peixes que ai fluem.
Eles mostram-nos seus dentes
A morder a fortuna
A despregar a lua
A comer cabos de mastros
E a cheirar a bacalhau
Até no coração dos fritos
Que as suas grossas mãos convidam
A voltar outra vez.
Seguidamente levantam-se rindo
Num barulho de tempestade
Fecham a sua braguilha
E saem cambaleando.

No porto de Amesterdam
Há marinheiros que dançam
Esfregando a sua pança
Sobre a pança das mulheres
E eles rodam e eles dançam
Como sois cuspidos
Num som rasgado
De um acordeão rouco
E eles torcem o pescoço
Para melhor poderem rir
Até que de repente
O acordeão expira
Entre o gesto grave
E o olhar orgulhoso
Eles trazem a sua beata
Até á plena luz.
No porto de Amesterdam
Há marinheiros que bebem
Que bebem e rebebem
E que bebem ainda mais
Eles bebem á saúde
Das prostitutas de Amesterdam
De Hamburgo ou de outro sitio.
Enfim eles bebem ás senhoras
Que lhes dão o seu lindo corpo
Que lhes dão a sua virtude
Por uma moeda de ouro
E quando eles beberam bem
Plantam o nariz no céu
Limpando-se nas estrelas
Eles urinam como eu choro
Sobre as mulheres infiéis.
No porto de Amesterdam

Como prometido a menina das resteas depois de ela ter escrito o seu poema "Caís da Ribeira" aqui vai tão bem que mal, a tradução possivel(feita por mim....) da letra da musica Amesterdão de Jacques Brel. Peço desculpa se a tradução não estiver muito perfeita, mas é dificil para não dizer impossivel traduzir o que J.Brel cantava.....
Mas para ti Laurinha que não o podes ouvir fica o seu poema.

30 comentários:

Laura disse...

Ó nina queridinha, mas que lembrança a tua..o homi cantava demais, a coisa é grandeeeeeee, e na verdade o homem devia adormecer a cantar ehhhhh, arre, adorei saber que a letra é assim, e é averdade é a realidade das vidas dos marinheiros e das muiés mal amadas..tal e qual... ele é um grande cantor (nem sei se já bateu as botas...mas não deve ser tão velho assim!...
És uma nina e peras, pois fazes de tudo para ver sorrir o próximo. Deus te pague o que eu nem posso...
Está lindo lindo e virei cá reler mais vezes.
beijão enorme cheio de carinho da nina das restias...de sol.

Laura disse...

Hamesterdão, grande porto onde os barcos vinham carregar e descarregar e a marinheirada s eia embebedar, curtir a snians e a noite...

ah, quando fizer o implante (por este andar nem quando as galinhas tiverem dentes...) eu vou ouvir os discos de vinil que alguém me há-de emprestar..õõõõõõõõôôôpa, já nem tenho gira discos, deitei tudo fora se já não queriamos e agora é tudo mais moderno...Arranja-se, mas o que é que nãos e arranja para a laurinha? hum...beijinhos.

Laura disse...

o gajo até era um borracho, sem ofensa, borracho de belo homi ehhhhh...mas agora deve tar velhadas pa caraças..é?

Parisiense disse...

Olá laurinha......Brel não era lá muito bonito e a cantar então pior, fazia cada careta!!!!!!Mas era a maneira como se exprimia, o sentimento que ele punha nas suas canções, nos seus poemas que fez deles um dos maiores cantores da actualidade. Pena que tenha morrido tão cedo pois ele faleceu em França em 1978 com 49 anos de uma embolia pulmonar.
Era alguem muito sentimentalista, com um grande coração e muito proximo das pessoas necessitadas. Brel era um grande homem.è dos meus cantores preferidos ao lada de Piaf e Roberto Carlos.

Parisiense disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Parisiense disse...

Olá laurinha se quiseres ver como ele cantava basta clicares no site ao fundo e já vês as espressões que ele fazia, os gestos.....tudo nele cantava ( e disso entendes tu....dos gestos.....)
Beijokita

Laura disse...

Ó nina que maravilha, adorei sentir e até com a smãos cantava, ou os dedos, incrivel, mas ele sentia a musica dentro dele, claro..não era feio nada, exprimia-se muito bem, é isso... Bigadão mana, e muitos jinhos para ti da nina das resteas...
O jotinha ja respondeu ao meu pedido de ajuda para interpretar o broche ahhhh...

Pascoalita disse...

ahahahhahah "Deus te pague que eu não tenho trocado" assim é que é o slogan, laurinha ahahahahahah

Esta nina parisiense é 5 ***** ... té parece bracarense o raio da cachopa ihihihihihih

Pascoalita disse...

sobre a musica lembro-me muito pouco apesar de ouvir bem dos 2 abanos eheheheh
Mas gostei de ouvir este "Cais da Ribeira"

jinhos

Rafeiro Perfumado disse...

Adorei Amsterdão, é uma cidade à qual tenho de voltar. E garanto que não é pelo Red District! ;)

Laura disse...

Já vimos nas novelas que Amesterdão é linda,a quelas flores o rio os barcos as casinhas à beira rio, mas que giro..Não conheço, mas quem sabe, um dia!...

Laura disse...

pascoalita eu já aaarrrepareiiiii que a cachopa é 5 estrelas, ainda havemos d eir as duas num pé e voltamos no outro, um dia destes á tua terra do trabalho...temos de ir...como não sei, mas a gente arranja... beijinhos pa ti.

Teté disse...

Não conhecia esta música do Jacques Brel (ouvi-a nos teus clips laterais) e realmente deve ser difícil traduzir isto, até porque ele canta com uma paixão, que parece que cospe as palavras...

O "Ne me quite pas" é mais conhecida, mas nunca tinha visto um homem a cantar e a suar daquela maneira... :)))

Jinhos, nina!

africana disse...

Cada um sua por onde lhe dá mais prazer.Este suava a cantar...

Parisiense disse...

Pascoalita não sou bracarense (sem ofenso para os que são).....sou africana e tenho o sangue a ferver nas veias.....nesse sentido sou como Brel e talvez por isso goste tanto de o ouvir cantar e dos seus poemas.
Além disso eu sabia que a laurinha ia gostar pelas suas expressões quando canta....para quem sabe tão bem ler nos gestos.....Brel é alguem que se expressa justamente no gesto e claro na voz.
E quanto as 5***** não dá para dar mais uma não.....!!!!!!!!!hihihihih
Beijokitas

Parisiense disse...

Rafeirito pois tem mais sorte que eu que ainda não fui a Amesterdam...mas hei-de lá ir, podes crer....

Parisiense disse...

Téte pois não é nada facil traduzir Brel, porque o sentimento que ele põe quando canta é intraduzivel. Mas foi um bom desafio e pela n/laurinha valeu a pena.
E claro que a mais conhecida é "Ne me quittes Pas", por isso meti a barra de video ao lado para que pudessem ouvir varias canções dele.
Beijinhos

Parisiense disse...

O maninha africana só tu para saberes o que é suar!!!!!! também tens o sangue de africana......que transpira por todos os poros....hihihihihih
Jinhos

Liz / Falando de tudo! disse...

Quanta gentileza, traduzir uma musica para alguém. Tarefa nada facil, mas com boa vontade a gente consegue, né?
Tô voltando, me desculpe pela ausência, e muito obrigada pela visita!!
Fiz um outro blog so de fotos, se quiser conhecer:
www.falandodefotos.blogspot.com

Laura disse...

Ora nem mais. O homem canta coms entimento e expressa-se pelos gestos e pela boca que abre e fecha em demasia, mas é para que o entendam, eu sou assim...entendam-me... adoraria vê-lo cantar, mas pelos vistos sós e for no outro mundo e quem sabe, ela faça lá um espectaculo pra eu ouvir...
Também já dizia que havia d eouvir o tenor Plácido domingo, e o homem foi-se... mas os videos dão, e claro que não será a mesma coisa..
beijinhos nina e obrigada pela tradução enorme..o gajo cantava que se fartava...

Laura disse...

sabes que s esair o euromilhões a alguma do grupo vamos logo a amesterdão... logo loguinho, vamos tratando da roupa e das malas...

africana disse...

Hoe é dia de euromilhas!!Vá toca a jogar, pensando sempre que um dia vamos ficar ricas e aí...é pá ninguém nos vai parar!
E mesmo não sendo pelo...Red District, nunca lá fui mas suponho que sei o que o "rafeiro" quer dizer com isto, vamos lá na mesma, só para ver as tulipas!ahahahahaa

Parisiense disse...

OI Liz seja bem vinda dessas ferias.....e com computador novo e tudo....isso é que são umas ferias e umas entradas como deve ser...
Tudo de bom para voce.
Beijinhos

Parisiense disse...

Oh laurinha joga meu anjo que eu já joguei e se alguma de nós ganhar como diz a maninha africana ninguem nos para......eu nem quero pensar......seriamos mais conhecidas que qualquer estrela do Jet SeT.....só pelas n/maluquices....hihihihih

Parisiense disse...

Oh maninha o que o rafeiro quiz dizer foi isso mesmo....que foi a Amesterdão ver as tulipas... vermelhas ou de outra cor...ahahahhaahahh......mas quando a gente lá for vai ver tudinho....cuscas como nós somos.....lá deixávamos a n/curiosidade insatisfeita!!!!!

Laura disse...

falou tá falado... com tulipas ou sem elas vamos ás tulipas memso...bora pra lá...

Laura disse...

Ai nina não fora o rico dia de ontem e de anteontem que os meus dias agora até são mais alegres..o euromilhões apenas fiz uma estrela..pode? mas deixa que mais dia menos dia acertamos e depois ninguém nos parará... jinhos pa ti.

Parisiense disse...

Oh laurinha o teu euromilhões saiu no sabado não achas.....e que euromilhões o da amizade.....
Aproveita os bons momentos ...fui isso que eu quiz dizer no outro dia....a felicidade é feita destes pequenos momentos em que tudo esquecemos e em que apenas vivemos o momento presente e feliz.....
Beijinho grande.

Maria Manuela disse...

Brell...
Sou mega fã...

Tens bom gosto e o teu blog é muito bom
bj

Parisiense disse...

Obrigadinha pela visita Maria Manuela.
Vou dar uma espreitadela ao seu blog em breve.....
Beijokita