13 de maio de 2008

Sim ou não





Será que imagens como esta nos maços de tabaco vão ajudar os fumadores a deixar de fumar?

O tabaco prejudica gravemente a saúde isso toda a gente sabe, mas será esta a boa maneira de incentivar e ajudar os fumadores a deixar de fumar?

Eu creio que não.......mas.........

25 comentários:

carvoeirita disse...

eu só não quero que fumem para cima de mim nos restaurantes, cinemas, cabeleireiros..enfim..desde a nova lei até se respira melhor...
eu acho que eles sabem bem que lhes faz mal..mas não conseguem deixar o tabaco...muito sinceramente acho que é uma questão de escolha. De decisão.
Eu eu escolho não fumar!!nem activa nem passivamente!
beijos

Teté disse...

Como fumadora que sou, não me impressiona nada (como também não me impressionaram os dísticos em forma garrafal, que passaram a aparecer nos maços de tabaco)!

Quero morrer? Nem por isso! Mas enquanto cá estiver pretendo gozar todos os prazeres que posso ter... e é certo que mais tarde ou mais cedo vou desaparecer!

Não me parece que adiante muito: nem comigo, nem com amigos do meu filho, que aos 16 anos já fumam (qual é o espanto? Eu comecei aos 13, embora não tivesse a informação que eles têm hoje...)

Sabes o que vai acontecer se a ideia for para a frente? As pessoas habituam-se a essas imagens e não ligam... É como ver noticiários de guerra à hora do almoço ou jantar...

Beijocas, nina!

Laura disse...

ah pois é, cada um faz como quer, mas ós pois quem sofre é a familia os filhos os amigos mas já será tarde, mas como cada um manda em si...deixem que cada um faça como quiser e o resto é treta.... Não fumo nunca quis ir em frente com as fumacinhas do meu tempo de jovem, no cinema aqui ou ali, mas depois parei, o velhote falou alto ehhhh..e fez bem...

Parisiense disse...

Oh carvoeirita acho que tens razão e concordo contigo quanto ao ambiente que agora está mais respiravel, sem tabaco.....até em m/casa está, mas a questão é que não é com isto que eles vão resolver a questão.......penso eu.
Beijokitas

Parisiense disse...

Pois tété eu tambem acho que isto não vai resolver nada. Eu vi este anuncio num jornal françês e se queres que te diga não me impressionou. Acho que o deixar de fumar será uma escolha pessoal, ou porque as pessoas começam a sentir-se mal, ou porque o decidiram mesmo.
Fui fumadora e ainda de vez em quando me sabe bem um cigarrito, e não é porque fume um cigarro uma vez por outra que me dá vontade de fumar novamente.
Acho que o preço do tabaco diminui os novos fumadores as camadas jovens, porque já começa a ser um bocadito pesado para a semanada.... mas para os velhos e antigos fumadores não é esta publicidade que vai funcionar.
Mas se para ti continua a ser um prazer, força, tenta é que seja mesmo um prazer e não uma dependência....
Beijokitas

Parisiense disse...

Olá nina linda, entãio a menina já está boa para andar por aqui????
Pois a m/mãe tambem me fez todos os sermões e de nada valeu....fumei sempre as escondidas enquanto novita mas depois já casada fumava a frente dela e olha deixei de fumar por opção e não pelos sermões que tinha ouvido.
Fumar começou a saber-me mal e por isso deixei.
Mas lá de quando em quando lá vai um e sabe-me bem.

Se a nina já anda melhor ora vamos lá a mudar o seu blog.....ora venha um poema......
Beijokitas

Kim disse...

Acho que isso nada vai resolver. Fumar, é afinal um vício como todos os outros que temos e também nos fazem mal. Muitos queijos e muitos enchidos também dão cabo do "canastro".
Mas uma coisa é certa - fumar umas "charutadas" dá um gozo do "caraças".
Já fumei durante muitos anos (foi uma estupidez) mas apesar de tudo penso que nada nps faz mal se não for em exagero, mesmo que seja fuma.
O ideal seria fumar dois cigarritos depois do almoço e do jantar - comme un dessert!
Bisous, parisienne.

Liz / Falando de tudo! disse...

Também creio que não, mas isso de qualquer forma choca...meus filhos ficam admirados!
Vim te dizer um ola, tenho estado ausente porque a semana que passou eu tinha que ir todos os dias à Paris pra concluir meu curso de socorrista, mas eu passei, e estou feliz com isto!
Um abraço,
Liz

Parisiense disse...

È isso mesmo Kim, há tantos outros vicios que nos fazem mal e não são vistos da mesma forma que fumar...
Agora até parece que virou crime fumar, mas beber em excesso, comer demais e tantos outros esses não são crime.
Une bonne nuit. Et a bientôt.
Gros Bisous.

Parisiense disse...

Fico feliz por voçê Liz, ainda bem que correu bem seu cursinho. E seu trabalho como vai andando? Trabalha muitas horas? Desejo que tudo corra bem para você.

Gros Bisous.

crissy disse...

Dia 14 de Abril de 2007 rumei até Paris (que saudades, que dias, que cidade...) - no dia 13 decidi que já tinha idade para ter juizo e que por isso mesmo ia parar - entrei para o carro e acendi o meu, até hoje ultimo cigarro. Fumei-o com todo o prazer que fumar me dava. E desde aí que não voltei - nem senti falta. Lembro-me muitas vezes - quer em questões de pressão quer em situações de prazer. Mas não doeu nem causou moça. Fiz tratamento que me custou 300 euros e fumei ás escondidas - isto porque o meu apêndice queria que eu deixasse e eu queria por ele e não por mim. Quando decidi por mim foi fácil. Não são imagens, nem leis que vão fazer ninguém deixar de fumar. Se o governo queiser aumente cada maço para 20 euros - 99% vai deixar de fumar - isto porque daqui a nada até de comer se tem de deixar - mais um aumento daqui a 20 minutos da gasolina e gásoleo. Mas assim também o governo perderia uma das maiores fontes de rendimento. Sei que nunca mais posso tocar num cigarro porque pelo prazer que isso me dava voltaria a fumar no momento. Mas a vida tem mais cor, mais cheiro, mais encanto sem fumo.Beijinhos.

Parisiense disse...

Olá Crissy, seja bem vinda a este meu blog.
Pois eu ainda hoje fumo um cigarrito lá uma vez todos os 15 dias mesmo pelo prazer que me sabe fumar aquele cigarro naquele momento, mas não é por isso que me tenta fumar mais. Alias acho que me sinto muito melhor desde que deixei de fumar o maço e meio que fumava por dia.
Mas como tu dizes acho que só o aumento forte do preço do tabaco faria muita gente deixar de fumar....mas isso iria fomentar o mercado negro (que é o que já acontece em França)e o estado ficaria sem uma fonmte de receitas valente.
E como diz o meu chefe " eu pago de impostos em cada maço de tabaco que fumo(3 maços p/dia) o suficiente para o estado pagar a m/conta nos hospitais se tiver um cancro"!!!!!!
Beijokitas e volta sempre.

Pascoalita disse...

Mas está previsto que os maços de tabaco passem a conter essas imagens? Não li nada acerca disso!

Concordo com a teté ... há uma notória diferença, para melhor, do ar que se respira actualemente nos espaços fechados. Por outro lado, perde-se mais tempo com deslocações à rua e nem sei como as coisas se passarão em dias de mau tempo.

Olha mostrei a imagem à nossa mana africana mas ela não reagiu eheheh

Posso dizer que agora me assiste o direito de escolher se quero ou não fumar, o que antes da lei não acontecia. Mas ainda me sinto injustiçada por ter de contribuir com o produto do meu trabalho (impostos) para o "tratamento" de viciados, sobretudo daqueles que nada produzem.
Isto para dizer que discordo do teu chefe e de quem pensa como ele e estou a lembrar-me também dos que reclamam o direito à liberdade de cometer certos excessos sem pensar nas consequências, deixando a outros a responsabilidade de remediar os seus erros.

Pronto! Já escava a descambar para coisas como o direito aos pircings, drogas, etc. ... já me vou calar, até pq estou tão molengona que nem aguento os olhos abertos eheheh

Parisiense disse...

Não concordo contigo pascoalita no que diz respeito quando dizes que "os teus impostos" são para pagar o problema dos fumadores.....sabes quanto é que o estado recebe por cada maço de tabaco em imposto (que só paga quem fuma) 89%....sabias isso???? é isso mesmo nina por isso eu acho que o meu chefe tem "razão".
Porque se formos por aí oh linda quanto nós não pagamos para os que comem demais e tem problemas cardiacos, do aparelho digestivo....etc......e no entanto não vejo nos pacotes de bolachas, na maionese, bonbons, chocolates, hamburgueres e tudo o mais nada que indique o quanto aquilo pode fazer mal.
Antes pelo contrario publicidade não falta....e já viste quantas pessoas morrem com o cancro do intestino, esofago......
Oh linda isto daria pano para mangas....ahahahahhahaah

africana disse...

E..para confirmar que a lei é para cumprir...o nosso 1º. fumou no avião na sua viagem a Caracas,ele e o seu camarada das finanças( pelo menos) alegando desconhecer a lei...
MAS NÃO SÃO "ELES" QUE NOS DIZEM QUE O DESCONHECIMENTO DA LEI NÃO PODE SER USADO PARA FUGIRMOS AO PAGAMENTO DE COIMAS QUANDO SOMOS MULTADOS POR ISTO OU POR AQUILO?!

Hum!Devo ter ouvido mal.
FAÇAM O QUE EU MANDO E NAO O QUE EU FAÇO! GANDA MÁXIMA!

africana disse...

...E COM A MAIOR CARA DE PAU, AINDA TEM A CORAGEM DE DIZER QUE FICOU INCOMODADO COM A "POLÉMICA" QUE SE LEVANTOU POR ESTE SEU NÃO CUMPRIMENTO DA LEI!
Não o incomodou o facto de ter prevaricado e TER DADO UM MAU EXEMPLO AO PAÍS E AOS PAGADORES DE IMPOSTOS PORTGUESES...
MAS SIM TER SIDO "INCOMODADO" COM UM ASSUNTO DE SOMENOS
IMPORTÂNCIA...
QUE TAL SER MULTADO?!NÃO?!
ah! afinal há mesmo gente acima da LEI!

Pascoalita disse...

Bem ...

Depois do que ouvi ontem, que tal outros seguirem-lhe o exemplo ...


Roubei? Prometo que não repetirei. Vou deixar de roubar!

Violei? Peço desculpa, não voltará a acontecer. Vou deixar de violar!

Matei? Peço desculpa, não voltará a contencer pq vou deixar de matar!

E que tal submeter-se à lei como qualquer cidadão? NÃO! As leis, tal como dizia o outro em relação ao solicialismo, são só prós burros ... deixa-me rir pra não chorar ahahahahah ahahahahah

africana disse...

olha!..Tadinho,já pagou a coima!Pediu desculpa pelo facto!!
Não se esqueçam, de quando forem multados por estacionamento,por terem fugido ao fisco seja pelo que for...alegar esta "clausula"
LAMENTO,PEÇO DESCULPA,NÃO VOLTO AO FAZER",deve chegar!Pelos vistos para o cidadão José Socrates..tá feito!
E JÁ AGORA NÃO O ABORREÇAM MAIS COM TAL ASSUNTO..O HOMEM IRRITA-SE COM FACILIDADE!
Desculpem...mencionei o camarada das finanças, enganei-me..é o da economia!
Como me apetece ir para Marte!

Parisiense disse...

Ahahahahah é que nem de proposito....
Isto mete mesmo nojo e oh pascoalita como o povo é prando ainda vai achar que o homem anda stressado e por isso não é um cigarrito que....
E ontem eu ouvi alguem dizer " o avião onde ele ia era fretado (com os n/impostos, né) e por isso é considerado privado e aí cada um faz como entende"......
Dá para acreditar???????? Eu bem te digo ainda há muita gente a desculpa-lo, podes crer......
Mas a tua politica é muito boa sim e eu acho que a vou adoptar quando me meterem uma multa no carro.......
Beijokitas

Parisiense disse...

Oh maninha, o n/primeiro incomodasse com facilidade.....mas não vê o quanto nos incomoda a nós todos os dias.
E até é ridiculo com mtanta figurinha triste que faz, como esta agora ao lado do Hugo Chavez.....
Não precisava ter ido tão longe, ia a Madeira fazia a mesma figura e sempre ficava em territorio dito nacional....ahahahahah

Quanto a multa com um bocadito de jeito paga-la tu e eu, porque ele duvido!!!!!!!!
Beijokitas

Laura disse...

ah uma da sminhas fumaradas foi no Cine S. Paulo, fui com a Landa e a minha tia, fumamos no intervalo o nosso AC comprado a meias e...as escuras ninguém me viu ehhh ao chegar a casa deitei-me já tudo dormia, de manhã nem me deixaram dormir..sua maluca em vez de se portar bem na rua vai fazer disparates e fumar pró cinema...quem? eu? sim sua palerma os agentes do teu pai viram-te e foram-lhe dizer ó senhor vimos a sua menina no cinema..muito bem muito bem foi com a tia, pois foi senhor , mas tava a fumar..o quêêê?... e ós pois veio o sermaõ que acho que serviu prálguma coisa ehhh nunca mais lhe pus a bista em cima mas aqueles troca tintas do caraças se soubessem quem foram desatavaa a insultá-los mas...
Beijinhos nina e acabaram-se os cigarros que fazem mal aos pulmões ai ai ai e a nina africana idem idem..essa só diz que os vai deixar, mas....

Rafeiro Perfumado disse...

Eu acho que só lhes dando porrada...

Maria Manuela disse...

Ai amiga esse é um dos maiores dramas da minha vida....deixo, volto, deixo mais uma vez, volto mais uma vez, torno a largar, torno a voltar.....um dilema, um vício filho da mãe....


beijos

Parisiense disse...

Oh rafeirito e oqueres dar porrada a quem?????? a quem fuma ou a quem ditou a lei??????hihihihihih

Beijokitas

Parisiense disse...

Manuela, seja bem vinda.
Acabaram os exames todos??????Já estás livre ou agora é que vais ter de tirar umas ferias?????

Pois é um vicio do caraças, mas se sem stress fores deixando, sem pensares muito vais ver que consegues. Eu levei um ano a deixar de fumar,ou seja comecei por trazer para o trabalho 10 cigarros, depois 8,6....pois a medida que ia fumando menos ia tambem perdendo o vicio e fumava maço e meio por dia.
Hoje é o dia que fumo mesmo por prazer ou seja um cigarro depois de jantar de 15 em 15 dias e passo meses que men lhe toco.

E se deixares vais ver como te sentes fisicamente melhor.
Beijokitas e seja bem vinda.