16 de maio de 2008

Jeanne D'Arc

Hoje apeteceu-me falar um pouco da historia desta Santa, que é lembrada sempre em pleno mês de Maio em França.
Jeanne D'Arc , padroeira de França, é uma heroina que lutou durante a guerra dos cem anos contra os ingleses defendendo o seu país e o seu Rei Carlos VII. Sem nada temer e seguindo sempre o que as vozes lhe diziam combateu enfrentando todos os exercitos conseguindo apoio de todos que a ela se juntaram para combater .
A batalha de Orleans é a mais conhecida .Depois de ter libertado a cidade d'Orleans ela foi levada á corte pois o rei queria conhecê-la. Mas como ela era considerada uma louca porque dizia ouvir vozes, fazia milagres e usava roupa masculina, misturaram o rei com alguns nobres, pois temiam pela sua atitude.
Mas chegada á corte e, com apenas 16 anos, ela prostou-se diante do rei sem se enganar apesar dele estar misturado no meio dos outros nobres, e uma vez mais foi considerado um milagre pois ela nunca o tinha visto e nada sabia sobre ele.
A igreja catolica não aceitou muito bem todos estes milagres e entregaram-na aos ingleses, que ela tanto tinha combatido.
Foi queimada viva em Maio de 1431, em Ruão com apenas 19 anos.
Quinhentos anos depois em 1920, Jeanne D'Arc é canonizada e declarada padroeira de França.

O parlamento francês estabelece então uma festa nacional á sua memória que é no segundo domingo do mês de Maio.
Encontra-se na Catedral De Notre-Dame em Paris uma estátua á sua memória.
Varios filmes foram feitos sobre a sua vida sendo o mais conhecido o filme de Jean Luc Besson com a actriz Milla Jovovich.

14 comentários:

Liz / Falando de tudo! disse...

Cheguei primeiro!
Eu adoro a historia da França, pois acho-a muito rica, eu ja fui na Catedral e vi a estatua em homenagem à Joana D'arc, quero voltar la com mais calma, depois que tiver aprendido um pouco mais da historia!
Bom fim de semana!

Teté disse...

Bom, nina, gostei de ler a tua versão sobre a vida de Joana D'Arc, que eu conheço, embora superficialmente (nunca vi o filme, embora em miúda tivesse visto outro antigo, a preto e branco).

A bem dizer suponho que ela era um pouco louca, mas há alguma maneira de nos desligarmos das "loucuras" cometidas (por todos) em épocas passadas? E a mente retorcida dos senhores da Igreja, já naquela época...

Jinhos e tem um óptimo fim de semana! :)

Kim disse...

Só foi pena o palerma do rei tê-la abandonado na altura que mais precisava.
Tivesse o rei agradecido, os feitos de Joana e esta não teria perecido às mãos de loucos inquisidores.
Viva a heroína de França!
Allez les bleus!

Laura disse...

Meninas a vida dela já tinha de ser assim...já estava escrita nas estrelas e ela era médium e prontos...mas eu vi filmes sobre ela muitas vezes, vejo sempre e claro que os Inquisidores e tantos outros palermóides..mas, tinha de ser...
Beijinhos.

Gata Verde disse...

Adorei relembrar a história desta grande mulher!

beijinhos

Laura disse...

Esta actriz tem os olhos mais azuis que já vi.
Achei o corte de cabelo incrivel, mas era o que se usava na altura...
Não andas pelo msn? estou por aqui um cadinho. Jinhos e bom resto de domingo...

Parisiense disse...

Olá liz, espero que seu fim de semana tenha sido bom.
Tem coisas muito interessantes na historia de França e aos poucos voce vai aprendendo.
Beijokitas e boa semaninha

Parisiense disse...

Pois é tété ela era considerada uma feiticeira e um pouco louca, porque com 16 anos ganhar batalhas e comandar um exercito era preciso ser-se um pouco louca,sendo ainda por cima mulher.
Por isso as pessoas achavam que ela era Santa já o clérigo......
Só foi pena ela ter sido queimada tão jovem.....coisas da Historia...
Beijokitas e uma boa semaninha que vai começar.

Parisiense disse...

Olá Kim, o Rei não podia fazer muito, pois a igreja mandava tanto ou mais que ele.....e naquele tempo não Havia telemoveis para o avisar do que se estava a passar.....ahahahhaahah
E sabes como é já nesse tempo para questões dessas a igreja sabia como dar a volta....ela foi apanhada pelos ingleses e não entregue pelo clérigo....tas a ver a diferença!!!!!
Bonne semaine et gros bisous.

Parisiense disse...

Oi laurinha, pois ela era medium, mas naquela altura era considerada feitiçeira.

Sabes a m/madrinha gostava muito dela, e eu que só ouvi falar dela depois que fui para França, espantou-me a primeira vez que a m/madrinha me pediu que lhe mandasse uma estatuazinha dela.....e acho que isso me fez interessar ainda mais pela historia desta heroina e mais tarde Santa.

Há coisas que nos marcam!!!!!
E agora sempre que vou a Paris, vou a Notre-Dame e ponho uma velinha na Jeanne D'Arc como se fosse a m/madrinha a fazê-lo. Não sei porque o faço....mas faço e prontos.
Um resto de bom domingo, e beijokitas.

Parisiense disse...

Uma grande mulher apesar da sua tenra idade......é isso mesmo gatinha.
Por isso é a padroeira de França.
Beijokitas e uma boa semaninha

Pascoalita disse...

nina parisiense,

Com a inspiração no zero, só me ocorre que portugal precisava neste momento de umas boas dúzias de guerreiras dessas!

No estado em que as coisas chegaram, só na minha chafarica, uma já não bastava para fazer frente ao estrupicio eheheheh

Parisiense disse...

Acredito Pascoalita, acredito que precisavamos de mais mulheres a frente do n/país e do n/mundo, pois sempre são mais determinadas e melhores gestoras de recursos, da concordia e da paz.

Coragem e paciência para esta n/semana que começa.
Beijokitas

Gata Verde disse...

Voltei!!
A resposta à tua pergunta está no meu post de 28/08/2007. Foi em cima daquele barquinho...

Beijocas