17 de maio de 2011

Parabéns






Um amigo meu escreveu hoje:

Hoje é o teu dia, cidade. Nome de reino, castigada e teimosamente bela.

Quem diria que viria de Betsaida, lá na Galileia, o nome do santo para encantar o canto do nosso berço.
Tão adorada e pungente, fez-se independente por determinação espa...nhola, fez-se reino que não se desfez aos desejos neerlandeses das índias ocidentais, tão futuramente minha e passado. Olho-te de frente embora esteja tão ao lado.
Filipina das acácias tão antigas que enchem de canteiros as praças, as folhas verdes como lágrimas, penso em ti. Peço-te a ti santo que olhes pela minha cidade. Sete mil vezes voltaria a dizer-te que sim, de hoje a mais 349 anos de outras vidas umbundas, mestiças e lusitanas.
Que as tuas dores de hoje e todas as de outrora saltem para o meu texto, livrando de ti os mal amados.
Hoje é o teu dia, Benguela. Pronunciado o nome da cidade devagar para lhe tomar o gosto da palavra. Parónima esdrúxula de paroxítona bela, morena, frondosa e farta.
Penso em ti desde o dia em que nasci. E se hoje já não me conheces porque parti, em ti reconheço o que perdi. Saudade rubra, amor febril, uma dor funda que cala no peito, mas que me orgulha em ti ter nascido.
Não digas nada, não é preciso dizeres nada, deixa que eu adivinho o teu sorriso quando te digo Feliz Aniversário, minha cidade de São Filipe de Benguela.


Fernando Moreso








E eu subscrevo cada palavra neste que é o teu dia minha terra amada que me viste nascer num lindo dia quente de Janeiro de 1961.



3 comentários:

Teté disse...

Parabéns à tua cidade e a todos aqueles que ela viu nascer e que a amam do fundo do coração! :)

Beijokitas!

Kim disse...

E fiquei a saber que a tua cidade é TOURO.
Parabéns a BEN-GUELA!
Aparbéns a ELA a ti!
Beijinho ma blonde

Leão disse...

Que grande motivo de orgulho para nós Benguelenses. Peço licença à Zézinha e ergamos uma taça e "Feliz Aniversário Benguela"
Beijinho