30 de novembro de 2009

Há um ano...


Há um ano atrás neste mesmo dia eu estava aqui, nesta galeria do Palais Royal a almoçar com uma grande amiga.

Hoje resta-me a saudade desse almoço.

Mas para o próximo ano nesta mesma altura lá estarei eu em Paris novamente.

Afinal esta semana é a minha semana de compras de natal parisiense.....porque raio não estou eu lá????????



~

18 de novembro de 2009

Até Já ...




Porque preciso de tempo e de espaço, porque preciso que a nuvem que paira sobre mim desapareça e o sol volte a brilhar, vou estar afastada deste meu cantinho por uns tempos.



A todos, a minha beijokita habitual, esperando que seja apenas um até já.



16 de novembro de 2009

Um pouco de cultura...







Cientistas afirmaram que viram nascer um novo oceano a nordeste da Etiópia, em África.

Segundo afirmação de Eric Jacques, do Instituto da Física do Globo em Paris (IPGP) « este episódio começou no Outono de 2005, marcando assim o inicio da formação de um novo oceano».

A equipa de cientistas britânicos, etíopes e franceses observou o desenvolvimento de uma fenda na região do Deserto de Afar, e ficou admirada com a velocidade com que a
mesma fissura se desenvolveu chegando a 60 km de comprimento, de 2 a 12 metros de profundidade e 5 metros de largura em apenas três semanas de observação.

A fenda seria apenas um pequeno passo em uma separação que pode ocorrer a longo prazo, com potencial de criar o novo oceano, em um milhão de anos ( coisa pouca....)


E eu que tanto gostava de ver isso no meu continente!!!!!!



13 de novembro de 2009

Se for amarelo....


Acabei de comprar um casaco amarelo que é a cor que adoro.
Por isso se encontrarem por aí uma loirinha com um casaco amarelo, sou eu!!!!!!!

BOM FIM DE SEMANA A TODOS

12 de novembro de 2009

Desabafo...



Charles Pasquat antigo ministro do interior foi condenado a um ano de prisão efectiva no caso Angolagate. ( Jornal Le Figaro)

Em Paris, um tribunal sentenciou três dos 42 réus no caso Angolagate à prisão, e multou o filho do antigo presidente François Mitterrand pelo papel desempenhado por eles no caso de tráfico de armas para Angola durante a guerra civil.

O caso data de 2000 quando alguns dos acusados foram investigadores por não terem dado a conhecer a venda de armamento às autoridades francesas.

Segundo a edição do Expresso, citando "um dos envolvidos" no escândalo de há uma década, "Eduardo dos Santos é acusado pelo juiz de ter, directa ou indirectamente, recebido milhões de dólares de comissões".

O citado artigo do Monde identificava vários beneficiários franceses e angolanos no alegado esquema de desvio de fundos, nomeadamente Jean-Christophe Mitterrand (filho do ex-presidente francês com o mesmo apelido), o ex-ministro Charles Pasqua, José Leitão Silva (então secretário do Conselho de Ministros angolano), Fernando Araújo (conselheiro de Eduardo dos Santos) e Elísio Figueiredo (embaixador itinerante de Angola).

Angola rejeita as acusações de tráfico ilegal de armas e de fraude fiscal, porque o material não era de origem francesa nem transitou através de França.

( Terá transitado então por que país????? E onde estão os responsáveis que deram cobro a essa transição nesse país?????)




Obrigada Dany






Esta linda foto foi-me enviada por mail e são as famosas Collones de Buren que foram colocadas á frente do escritório onde eu trabalhava, na Galerie de Chartres nos Jardins do Palais Royal , que tanta polémica deram e que quase levavam á demissão de Jack Lang o famoso Ministro da Cultura na época ( não fosse ele o menino lindo do presidente da altura).



E olhando esta foto continuo a pensar como pensava na altura, não era obra de arte para colocar neste espaço.


Estas colunas altas e baixas, brancas e pretas, frias como o mármore, continuam no meu subconsciente a parecerem-se ás pessoas......


Tem um lado cheio de luz e outro tão negro..... umas mais altivas que outras, olhando lá do alto para as mais pequenas como se dominassem o mundo.



Continuo a não gostar delas neste espaço.



Mas obrigada Dany por continuar a mandar-me fotos de Paris.




Se fosse viva Grace Kelly faria hoje 80 anos.



11 de novembro de 2009

11 de Novembro 2009


Nunca te esquecerei...
Sempre te recordarei...
Sempre te amarei...





E hoje também é feriado em França, porque comemora-se mais um aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial.



Foi a 11 de Novembro de 1918, que foi assinado o Tratado do Armistício, na carruagem de um comboio, na floresta de Compiègne.



Hoje é feriado em 2 países que me são queridos, e, se num era o começo de uma guerra de mais de 30 anos, em outro era a assinatura para o fim de uma guerra.



Que a Paz não seja mais uma palavra em vão.



4 de novembro de 2009

Reunião


Há uns 3 messes atrás o chefe disse-me:

Minha linda ( isto sou eu a inventar) vamos que ter uma reunião séria para organizarmos aquele processo como os manda-chuvas de Lisboa querem.

Claro que nós temos tudo organizado á nossa maneira em pastinhas muito lindas, cada uma de sua cor, mas aqueles fulanos que trabalham nos gabinetes de Lisboa não querem assim.....querem assado.

Passados 3 meses e depois de uma férias pelo meio, ontem o chefe decidiu que ia ser hoje ás 10h da matina que iríamos começar a tal reunião.

E eu lá estava a marcar presença.

Fomos para o gabinete dele que é maior, mais confortável, tem uma mesa grande e lá começamos a esticar-nos, a ocupar a mesa toda, a levar e baixar, a tirar e por, enfim a fazer tudo o que era necessário, para que as coisas funcionassem bem.

E até agora estão a funcionar tão bem, que resolvemos prolongar por mais uns dias estas reuniões.

Agora mentes perversas deixem de pensar o que esticávamos e encolhíamos, o que tirávamos e voltávamos a meter, porque a reunião é séria e trata-se de papeis e pastas, tá.

2 de novembro de 2009

Prémio Goncourt








A escritora francesa Marie NDiaye foi hoje anunciada como a vencedora do prémio Goncourt, um centenário galardão literário que é o mais prestigiado prémio do género em França.




NDiaye, nasceu em França á 42 anos e é filha de mãe francesa e pai senegalês.






Foi distinguida pelo livro “Trois Femmes Puissantes” (“Três Mulheres Poderosas”), que aborda o problema da imigração ilegal de africanos para a Europa e as relações entre os países africanos e os ex-colonizadores.






Escritora precoce, publicou o primeiro romance aos 17 anos. Desde então, é presença assídua no panorama literário do país.






Este galardão foi atribuido a poucas mulheres, tendo sido atribuido em 1984 a uma escritora que gosto muito Marguerithe Duras pelo livro " O Amante" e nunca tinha sido entregue a uma mulher negra.






O vencedor do Goncourt recebe um prémio simbólico de dez euros – e um muito provável aumento de vendas.