12 de novembro de 2009

Desabafo...



Charles Pasquat antigo ministro do interior foi condenado a um ano de prisão efectiva no caso Angolagate. ( Jornal Le Figaro)

Em Paris, um tribunal sentenciou três dos 42 réus no caso Angolagate à prisão, e multou o filho do antigo presidente François Mitterrand pelo papel desempenhado por eles no caso de tráfico de armas para Angola durante a guerra civil.

O caso data de 2000 quando alguns dos acusados foram investigadores por não terem dado a conhecer a venda de armamento às autoridades francesas.

Segundo a edição do Expresso, citando "um dos envolvidos" no escândalo de há uma década, "Eduardo dos Santos é acusado pelo juiz de ter, directa ou indirectamente, recebido milhões de dólares de comissões".

O citado artigo do Monde identificava vários beneficiários franceses e angolanos no alegado esquema de desvio de fundos, nomeadamente Jean-Christophe Mitterrand (filho do ex-presidente francês com o mesmo apelido), o ex-ministro Charles Pasqua, José Leitão Silva (então secretário do Conselho de Ministros angolano), Fernando Araújo (conselheiro de Eduardo dos Santos) e Elísio Figueiredo (embaixador itinerante de Angola).

Angola rejeita as acusações de tráfico ilegal de armas e de fraude fiscal, porque o material não era de origem francesa nem transitou através de França.

( Terá transitado então por que país????? E onde estão os responsáveis que deram cobro a essa transição nesse país?????)




Sem comentários: