2 de fevereiro de 2008

Hoje é dia de crepes




Como qualquer bom "parisiense" e não só, qualquer bom françês pelo menos de nome, deve no dia 2 de fevereiro pouco importa o ano, comer crepes. Com doces, gelados, cremes, salgadinhos, pouco importa mas deve comer crepes.

E como eu sou a favor destas boas tradições vou fazer os meus e comê-los. E como eu mais gosto é salpicadinhos de acuçar e dobrados como um guardanapo, ou com uma bolinha de gelado de morango...........humhumhum

Partilho convosco a m/receita de crepes que faço todos os anos.





Receita de crepes



Ingredientes
200 g de farinha
100 g de manteiga
100 g de açúcar
6 ovos
4 gemas
4 dl de leite
raspa de limão

Preparação
Junte todos os ingredientes da massa numa tigela e bata bem. Depois deixe descansar a massa cerca de uma hora. Numa frigideira anti-aderente untada com manteiga, coloque uma concha de massa, espalhe sobre o fundo da frigideira e deixe dourar de um lado vire e deixe dourar do outro.

Repita a mesma operação até terminar a massa.

Vá pondo os crepes uns em cima dos outros num prato .

Passe geleia, acuçar, chocolate derretido, ou o que quiser a seu gosto, em cada crepe e dobre-o em quatro, ou faça um rolinho.


Bom apetite.




Só tenho pena daquelas amigas minhas que estão de dieta........



12 comentários:

Laura disse...

Olá, não fora estar tão, mas tão aborrecida que até me ria. Eu ia agora fazer os crepes sem saber de tradições, faço muitas e muitas vezes aos fins de semana, hoje nem há gelado mas adoramos à moda de Pretória, canela e açúcar e mais nada, enroladinhos em charuto. A Neide vem daqui a bocado, foi almoçar à avó com o Telmo e depois faço para todos, adoram e regalam-se e como estou super chateada, vou comer uns poucos e quero lá saber que amanhã me olhe no espelho e me sinta a mais gorda de Braga...Que se lixe...
Assim vou começar, ams não ponho tantos ovos apenas dois, leite manteiga um cadinho adoçado e pronto. A tua receita é fina demais pá carteira de alguns ehhhhhh, mas decerto sabem melhor, só que sempre os fiz assim à moda de lá..é por isso que os parisienses são gordos cumó milho..e eu não...jinho a ti.

Laura disse...

Ehhh, tem graça, a Neide foi a casa da sogrinha dela e comeu crepes, chegou aqui encontrou crepes e ainda sobraram e comeram à sobremesa, derretem no micro ondas daquele chocolate de barrar no pão, do bom, espalham ali, enrolam e ...lá se foi a laurinha pás crepanzinas...Beijinho de chuva...

Parisiense disse...

Olá laurinha, pois eu ontem lá fiz crepes que desapareceram num apíce.....mas a receita que fiz tambem é mais simples....ou seja é meio litro de leite, 250grs de farinha, 3 ovos, um calice de rhum e uma colher de oleo.
A malta cá em casa tambem os comem só com acuçar enroladinhos ou em forma de gaudanapos.

Espero que a nina já não esteja tão chateada.....mas é verdade que a força a gente desanima. E com este tempo de chuvinha pior ainda.
Mas vamos lá um resto de domingo na sorna.....
jinhos

Laura disse...

O Nuno já veio e atacaou os crepes, o outro nem ligou, a neide quando chegar volta lá que quando faço tenho de fazer que chegue senão sabem a pouco, ao menos estive entretida a fazê-los e embrenhada cá comigo a pensar no rais partam da vida que não sossega...mas estou bem melhor, hibernar fez-me bem... beijinhos.

africana disse...

Ja a muito tempo que nao os faço..nos dias de hoje nao tenho muito tempo para estas nuances! ahaha, mas nao deixei de fazer um bolo de laranja e comprei pao de leite, fiambre, queijo uns mistos folhados, pois o meu Bruno disse-me que aparecia depois de almoço.Estava eu a comprar pao e comprei tambem, uma porçao de bacalhau com natas, e outra de arroz de pato, para ficar para estes dias e toca o tlm "ó mae onde estás?Abre-me a porta"!Eram eles, que apareceram plas 11.Ele e a sua nova namorada, a Louise.La comeram o arroz de pato e o Bruno acabou por levar o lanche com ele.Mas deu para estarmos mais tempo juntos e conversarmos bastante.O Xana...disse-me que ia à terra, depois que nao sabia ainda e acabou por nao ir.Embora tenha ido dormir a casa nao vai trabalhar hoje, mas que almoça em casa..Vocês sabiam? Eu tambem nao,como ja conheço a peça, liguei-lhe, foi aí que fiquei a saber..

Laura disse...

Ehhh africana então tens nora segunda? bem, adorei a primeira mas a vida é a vida!..quanto ao Xana esse é assim. Aind ahoje ao ver fotos de nós todos os nossos ex ehhhh e do Xana se atirar do barco enquanto o pai pescava e ele só ouviu o corpo cair, mergulhou logo e custou-lhe apanhar o puto lá em baixo...minha nossa, foi o que contei à Neide, e vimos as fotos do meu pedidod e casamento, lá estavas tu, magrita elegante e a tua sogra ehhh e tantos que já se foram, enfim..recordações.
Beijinhos ninas...

africana disse...

É..a vida é isso mesmo, uns já se foram, outros a envelhecer e os filhos crescidos a preparar-se para a vida.Nem tudo correu como programamos mas como diz o ditado, o homem põe e Deus dispõe, ficam as recordações.
O meu Xana enquanto puto era o diabo em figura de gente..mexido como só ele e falava pelos cotovelos,sobretudo comigo, mas se até nós mudamos porque não haviam eles de mudar, faz parte da construção,acho mesmo que algumas posturas só voltaram quando se der o corte umbilical,quando forem viver para casa deles.O Bruno é diferente, acho que esse vai fazer questão de se manter por perto sempre!É um maricas com a mãe! ahahahahaha
Também eu gosto muito da Anita, mas o meu Bruno não é como o irmão, nesse aspecto.Diz que anda a procura da mulher certa, ela é que não aparece!ahahahahaha.E a prsente, embora seja uma moça muito mais adulta na sua forma de pensar,não sei se veio para ficar se é só mais uma para o curriculum!Este moço é uma dor de cabeça com as namoradas.
Dou-me bem com todas(pelo menos com as que duraram mais tempo)e faço questão de manter a amizade que se criou enquanto namoraram, não misturo os assuntos e se nos demos bem até ali, porque deixar de o fazer após!?Elas próprias fazem questão de me telefonar e de mostrarem intenção de se manterem em contacto e por mim fico feliz, adoro conviver com a juventude e pelos vistos sou bem aceite, acho que saimos todos a ganhar.
Este sábado diz que vai lá de novo almoçar com a Louise e a irmã, mas que não me preocupe que ele leva o almoço, a mim cabe-me fazer só a sobremesa! agagagagaga
É de referir que a irmã também já namorou com ele...o curriculum é vasto!Não me meto!A única coisa que tenho feito na rectaguarda, e já perdi o conto das horas, é dar-lhe bons conselhos.Temos tido "discussões bem acesas, diga-se", no bom sentido,mas se sirvo de "padre" e não sou de dizer que sim só para agradar,nem ele gosta disso,sabe que se tiver que ouvir, não me privo e ele agradece, aahahahahaha, filhos!

africana disse...

A nina Parisiense esteve de molho, tá com uma gripe danada, tadita.Espero que se encontre melhor e venha aqui dar um ar da sua graça.Beijinhos manita, as tuas melhoras.

Laura disse...

Xiça penico, como diz o outro, o gajo já leva um bom curriculum de vida de parelhas... ao menos que viva a vida que mais tarde acho que nem se vai queixar, sabe-lhe sempre a pouco, e o Xana bem me lembro que falava bem e agora enrolhou, estes rapazes..o meu nuno continua a ser o nino de antes, mas mais engraçado pois saiu a mim no sentido de humor...faz-me rir queira ou não. a Neide também, e os dois juntos mais os primos do lado da minha mãe...são um relax...pena que se juntem poucas vezes.
Beijinho e as melhoras pá nossa nina...

Pascoalita disse...

ahahahahah não tenhas pena, não, lindinha! Pisei o risco durante o fim de semana e não foi pouco.

No Sábado até me portei bem, mas chegou o domingo ... fomos buscar os padrinhos a cascais para comerem um cozido à portuguesa.

Claro que depois da 1ª argolada, outras se lhe seguiram e desde arroz doce, presunto, manteiga e até um chocolatinho de avelãs, tudo marchou eheheh
Hoje sinto-me opada e zangada comigo própria eheh

Parisiense disse...

Já tou a ver que as meninas ocuparam-se do meu blog enquanto estive na caminha......ainda bem assim puderam comer os crepezinhos todos que eu fiz....ahahahahahahahah
E o pascoalita não te preocupes foi só um bocadito......isto dos fins de semana prolongados dá nisso ou então para ficares de caminha com a gripe......e entre os dois mais vale o teu que ao menos tens algum proveito.....hihihihih

JOJO disse...

Je suis français et j'aime ce dia.afinal, j'aime les crêpes