20 de agosto de 2011

Neste ultimo adeus....


Olá Tio

A hora é de grande dor. Também por isso sinto ser mais difícil escolher as palavras a dizer. Já não sou eu que as domino. São antes elas a dominar-me.

E hoje elas trazem-me até ás nossas brincadeiras e ás nossas conversas animadas sobre futebol, futebol esse que tinha para ti a cor da esperança, do verde que nos rodeia e nos faz respirar, onde defendias o teu Sporting e conseguias encontrar sempre argumentos para tentares defender o que em certas alturas, era mesmo indefensável. E acabávamos sempre a rir. Não recordo de nenhuma conversa nossa que tivesse acabado de outra forma. Sempre a rir. E essa parece-me uma forma bonita de te recordar. Porque acredito que isso acontece sobretudo com as pessoas de bom coração.

Hoje, as palavras levam-me ainda a França, de onde acabas-te de chegar e onde passaste muitos anos da tua vida. Falavas do teu regresso a Portugal ou do carinho que tinhas pela Festa da Freguesia a Nossa Senhora do Campo. Até aí parece que fizeste de propósito ao partires exactamente no mesmo dia em que ela saiu á rua nessa linda procissão que nunca faltavas. Só que desta vez ela saiu sem ti a vê-la passar.

Disse um dia alguém " a morte não chega com o passar dos anos, mas sim com o esquecimento". Hoje ao ver-te aí, adormecido, encontro um pouco de consolo nesta frase pois sinto que vais continuar presente. Porque nunca te vamos esquecer. Os teus amigos, e tu sabes que são muitos, hão-de continuar a fazer memória de ti.

Deixo-te tio, em nome de todos aqueles que te amam, e com um daqueles enormes abraços que tu sabes, como nós costumávamos dar...


19 Agosto 2011

Ps. Esta foi a mensagem que o meu filhote mais novo leu na missa do funeral do tio que ele tanto gostava.

9 comentários:

Je Vois La Vie en Vert disse...

Foi muito bonito e sincero !
Emocionei-me.
É sempre muito difícil ver partir alguém que amamos. Ficam as boas recordações, como aquelas que o teu filho contou. É com elas que têm que viver, é com elas que têm que se consolar, é com elas que têm que continuar a ir em frente, sabendo que ele está bem porque era uma boa pessoa.
Força, minha querida, força para a família.
Abreijos
Verdinha

Kim disse...

Zezinha
Estou convosco neste momento triste. A gente sabe que a partida é inevitável, mas esperamos sempre que ela chega o mais tarde possivel.
É bonita a homenagem do teu filhote que em meia dúzia de palavras ravessa a vida do tio.
Um beijinho para ti. Até breve

Teté disse...

É sempre triste perdermos alguém que amamos! Fica apenas o breve consolo que aqueles que partiram viverão sempre dentro do nosso coração, como o teu filho bem salientou!

Beijinhos!

Zé do Cão disse...

sentidos pêsames.

Que descanse em PAZ.
do Zé

Leão disse...

Quem tem um sobrinho assim, tem tudo. Quem não gosta de partilhar a alegria transmitida, mesmo que no outro mundo, de uma maneira tão singela, recordando pedaços de nós? Parabéns menino por demonstrares assim tão alto o quanto amas o teu Tio.
Que a sua alma repouse em Paz.
Carlos

Safira disse...

Que linda mensagem, decerto que foi muito apreciada lá onde nós não conseguimos ver.
O teu filhote parece muito dedicado e sensível, e isso também vos deve ajudar nesta hora difícil.
Forte abraço para vós

Laura disse...

Percorri contigo o caminho da dor, muito antes de ele partir. Todos pensávamos que iria conseguir, mas, a vida não o quis.

Lindas palavras ditas e e aqui escritas, pelo teu nino.

Um abraço apertadinho.

laura

sara disse...

" Sempre a rir"... é exactamente assim que me lembro do Zé!...
Por isso mesmo, foi essa a imagem que quis guardar dele. Também vou lembrá-lo sempre, com certeza.
Beijinhos e força!

Osvaldo disse...

Zéza,

Já notaram o quanto eu ando distante da blogosfera, mas hoje vim até aqui, talvez para matar saudades, talvez,... não sei e... "je ne regrette rien", porque para ler tão bela demonstração de amor e amizade de um sobrinho para com o seu tio, valeu a pena por cá passar.
O que o teu filho escreveu, não são frases de circunstância, nem palavras jogadas ao vento, mas é sim uma mente que fala,... um coração que sente.
Só para ler tão bela dedicatória, valeu a pena vir à blogosfera.
bjs, Zéza e um abraço para o Vitor e teu filho.
Osvaldo