2 de novembro de 2011

Vivo numa vila interessante...

Tribolites (foto de Manuel Valério)





Os apaixonados da Paleontologia conhecem muito bem as trilobites - fósseis da Era Paleósoica.


Sim, os apaixonados porque a maioria de vocês não sabe o que é.....como eu, não sabia.

Mas o que mais me tem apaixonado nesta descoberta é toda a historia que está por de trás destes fosseis da era em que esta região segundo parece estava submersa e ficava pertíssimo do pólo sul. Vocês estão a imaginar????? Junto do Polo Sul????



Ah pois é.....adoro historia, porque ela faz-me sonhar...dizer que aqui no norte, onde vivo em tempos era o pólo sul.....mas vocês estão a imaginar?????


E também ao que parece temos as maiores trilobites que se conhecem no mundo inteiro.
E sabem porquê????
Porque parece que o frio e as águas com uma baixa concentração de oxigénio permitiram às trilobites crescerem mais,( já naquele tempo o governo cortava o oxigénio ás trilobites para elas não poderem respirar e depois elas inchavam até arrebentar....haahahah).


É a maior e mais completa acumulação destes seres pré históricos e também a que tem os maiores exemplares alguma vez encontrados ( isto agora é mesmo a serio).
E sabem que idade tem????

465 milhões de anos......como diria o "Fernando Pessa" E esta hem??????


Vá venham fazer-nos uma visita e ver as coisas maravilhosas que este país tem e poderem divertir-se como eu me divirto enquanto vejam coisas maravilhosas como esta.

6 comentários:

Teté disse...

Pois, gostava muito de conhecer alguns dos muitos segredos que podemos encontrar em vários recantos do nosso país... mas terei de esperar por melhores dias!

E claro que não conhecia esses trilobites, que sei alguma coisinha de História, mas mais recente! :)))

Beijocas!

Je Vois La Vie en Vert disse...

Bela lição nos deste deste vez !
Não conhecia os Tribolites mas agradeço-te por me teres apresentada a eles. Vamos ser amigos porque gostei deles !
Beijocas, minha amiga !
Verdinha

Zé do Cão disse...

Ora quem havia de dizer que era preciso vir a este Blogue para ficar a saber que já existiu "Tribolites" em Arouca, e que até os Pinguins ser divertiam em plena Serra da Freita e que as Baleias batiam com a cauda na água, bem perto do convento.
As coisas que a gente aprende.
Arouca, terra de doces famosos, não se lembrou de criar um doce a que desse o nome de "Tribolites", mas tinha que ser grande, dado a falta de ar com que nós andamos nas algibeiras e elas nem por isso incham até arrebentarem.

Beijocas, querida amiga

Parisiense disse...

Tété,
Quando resolveres vir até aqui avisa que será com prazer que serei etu guia.

Beijokitas

Parisiense disse...

Verdinha,
SE eu cá estiver para o ano....
Se o encontro fôr aqui....
Se vieres para estes lados entretanto....
Oh amiga eu vou apresentar-te as trilobites pessoalmente com todo o prazer...ahahahah

Bisous ma belle.

Parisiense disse...

Zé do Cão,
Sabes tambem que foi o quie eu pensei???? Dizer que em outra vida devo ter andado a nadar e a apanhar banhos de sol para estes lados!!!!:)))))
Só mesmo tu para me fazeres sorrir.

Beijokitas amigo.