26 de maio de 2008

Dalida - "A vida é para mim insuportavel. Perdoem-me"



Depois de Cannes que tal ir até ao Egipto???

É só atravessar o Mediterrânio, e ir até lá não é!!!!!!!!


E foi porque ouvi uma canção da famosa cantora Dalida, que tambem foi miss egipto , que me fui lembrar destas pirâmedes, destes camelos, destas roupas cheias de côr e brilho.....dos anos 80.
(E digam lá que esse cavaleiro não era jeitoso?????)

E a ela Dalida que morreu neste mês de Maio a m/homenagem.


" Salma Ya Salama "

23 de maio de 2008

Festival de Cannes

O Festival de Cannes decorreu, com novos filmes , novas polémicas e novas homenagens , entre elas a entrega da Palma de Ouro ao n/realizador Manoel de Oliveira, pela sua vida e obra.
E como é agitada Cannes nesta altura....

Cannes enche-se de iates, cada um mais pequenito do que o outro, de gente de todos os quadrantes e tem um ambiente que só quem pára para observar, vê que Cannes nesta altura é uma outra cidade.
Eu estive lá o ano passado nesta altura e posso dizer que achei espectacular todo o ambiente de bastidores.

Até desci o tapete vermelho que tantas estrelas nesta altura pisam.

Mas o que mais me agradou foi mesmo todo o espectaculo de rua que rodeia este linda cidade plantada no Mediterânio.
Como é bom passear ao longo deste mar calmo, sereno, sem ondas, longe das luzes da ribalta e aproveitar este clima espectacular que tem esta "riviera francesa".
Cannes em breve voltarei a visitar-te!!!!!

16 de maio de 2008

Jeanne D'Arc

Hoje apeteceu-me falar um pouco da historia desta Santa, que é lembrada sempre em pleno mês de Maio em França.
Jeanne D'Arc , padroeira de França, é uma heroina que lutou durante a guerra dos cem anos contra os ingleses defendendo o seu país e o seu Rei Carlos VII. Sem nada temer e seguindo sempre o que as vozes lhe diziam combateu enfrentando todos os exercitos conseguindo apoio de todos que a ela se juntaram para combater .
A batalha de Orleans é a mais conhecida .Depois de ter libertado a cidade d'Orleans ela foi levada á corte pois o rei queria conhecê-la. Mas como ela era considerada uma louca porque dizia ouvir vozes, fazia milagres e usava roupa masculina, misturaram o rei com alguns nobres, pois temiam pela sua atitude.
Mas chegada á corte e, com apenas 16 anos, ela prostou-se diante do rei sem se enganar apesar dele estar misturado no meio dos outros nobres, e uma vez mais foi considerado um milagre pois ela nunca o tinha visto e nada sabia sobre ele.
A igreja catolica não aceitou muito bem todos estes milagres e entregaram-na aos ingleses, que ela tanto tinha combatido.
Foi queimada viva em Maio de 1431, em Ruão com apenas 19 anos.
Quinhentos anos depois em 1920, Jeanne D'Arc é canonizada e declarada padroeira de França.

O parlamento francês estabelece então uma festa nacional á sua memória que é no segundo domingo do mês de Maio.
Encontra-se na Catedral De Notre-Dame em Paris uma estátua á sua memória.
Varios filmes foram feitos sobre a sua vida sendo o mais conhecido o filme de Jean Luc Besson com a actriz Milla Jovovich.

13 de maio de 2008

Sim ou não





Será que imagens como esta nos maços de tabaco vão ajudar os fumadores a deixar de fumar?

O tabaco prejudica gravemente a saúde isso toda a gente sabe, mas será esta a boa maneira de incentivar e ajudar os fumadores a deixar de fumar?

Eu creio que não.......mas.........

8 de maio de 2008

Capri c'est finie

A Tété colocou no blog dela uma musica de Joe Dassin e isso fez lembrar uma outra que já á muito não ouvia e que me apeteceu ouvir de novo para recordar velhos tempos de namoro e em que tanto sonhavamos ao som destas melodias.
Claro que esta é de 1965 e nessa altura eu ainda era uma criança, mas 10 anos mais tarde na m/adolescência ela ainda estava em moda, e acredito que muitos ainda a recordaram.
Assim aqui vai Herve Vilar que ainda hoje continua a cantar "Capri C'est Finie".
E já agora para aqueles que não o sabem, hoje dia 8 de Maio é feriado em França, pois é o dia da Arministia, ou seja o inicio do fim da Segunda Guerra Mundial.


6 de maio de 2008

Fim de semana em Lisboa

Este fim de semana que para mim foi mesmo prolongado fui fazer uma visita a m/maninha africana e romei até Lisboa.
O tempo estava optimo e entre outras vadiagens e passeios, fomos uma noite jantar a um restaurante de fado vadio, onde já se tornou hábito ir lá jantar de todas as vezes que me desloco á capital.
Lá andamos a subir e descer vielas, escadinhas e becos, como é tradição em alfama. E como não podia deixar de ser lá nos acompanhou a Tia toda despachada no cimo dos seus 93 anos. Pois é ela caminhava melhor que alguns de nós...mas o n/problema era talvez um pequenino excesso de quilinhos...hihihihih
Foi uma noite maravilhosa e além do fado também tivemos direito a musica russa, visto se encontrar um grupo de russos lá a jantar.

E como não podia deixar de ser no dia seguinte lá fomos as duas maninhas, apesar de sermos apenas irmãs de coração e alma e não de sangue, fazer as "boutiques" pois como sempre, temos alguma coisa para comprar......ou pelo menos para ver.....mas fizemos mesmo algumas compras.

O Hotel era 5 estrelas, pois em casa da m/maninha não poderia ser inferior....
E terminei justamente nesse "hotel privado" com um almoço com amigos comendo um arroz de pato extraordinário, regado por um vinho alentejano ainda melhor e uma sobremessa de bolacha, natas, pudim de baunilha e de caramelo, bem fresquinho que a n/amiga Sãozinha tinha feito e que era uma delicia.








Só não foi o espumantezinho, porque tinha 350Km a fazer para entrar em casa.
Mas maninha tu guarda-a bem essa garrafita que em breve eu aí voltarei para te ajudar a beber.